Mobilidade urbana em Aracaju é tema de live com Breno Garibalde

Redação, 24 de Novembro , 2021


Arte: Vanessa Passos

A Live do Parlamento Digital no Instagram da Câmara Municipal de Aracaju (@cmaracaju) desta terça-feira, 23, recebeu o vereador Breno Garibalde (DEM) para falar sobre os desafios da mobilidade urbana em Aracaju. O bate-papo foi conduzido pelos jornalistas Martha Mendonça e Vinícius Andrade.

De acordo com Breno, desde a década de 50 as cidades são pensadas nos carros e não em pedestres ou ciclistas. “Em cidades desenvolvidas têm transporte público de qualidade e nós vemos muito isso fora do país, precisamos mudar o paradigma de cidades aqui no Brasil”, disse. Breno acrescentou que não é problema somente de gestão, as pessoas também precisam fazer a parte delas como: andar a pé, de bicicletas ou patinetes, por exemplo. “É preciso que as pessoas cobrem mais por melhorias e mudem seus hábitos”, ressaltou.

Breno afirmou que tem cobrado diariamente que não adianta fazer só ciclovia, precisa também de manutenção nestes espaços e interligação de uma ciclovia na outra. Segundo o parlamentar, atualmente a ciclovia parece uma colcha de retalhos e muitas vezes os ciclistas precisam dividir as ruas com carros. Outro ponto que o vereador sente falta são campanhas educativas. “Quem não lembra do sinal de vida (dedo polegar) para atravessar a rua. Hoje em dia não vemos mais nada disso”, atentou-se.

A situação atual do transporte público é para o parlamentar, um dos grandes problemas que atrapalham a mobilidade urbana. “O transporte público é ruim e as pessoas fazem de tudo para comprar um carro ou uma moto porque sofrem diariamente com a falta de qualidade. Precisamos virar a chave para mudar essa situação”, afirmou. Como presidente da Comissão de Obras e Transportes, Breno Garibalde disse ter tentado intermediar através de reuniões com empresas de ônibus.

Para finalizar, Breno fez um balanço do primeiro mandato e o retorno dos trabalhos presenciais. “A gente precisa ter debates sobre mobilidade urbana e que antes não eram levados para a Câmara”, observou. Além disso, o parlamentar citou alguns de seus Projetos de Leis e resolutividade de seu mandato.

Fonte: Agência Câmara Aracaju


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc