Professora da rede estadual conquista Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

Marcela Santos foi contemplada pela sua proposta "Direito ao projeto de vida para um futuro melhor em contexto para o adolescente em conflito com a lei"

Redação, 01 de Dezembro , 2021


A professora Marcela Santos Almeida, do Colégio Estadual Professor Antônio Fontes Freitas, em Nossa Senhora do Socorro, foi contemplada no 2° Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, na categoria Ensino Fundamental II. A premiação aconteceu na noite de segunda-feira, 29, e contou com cinco professores vencedores da etapa estadual, três dos quais são de instituições públicas de ensino e dois de escolas particulares. Marcela Santos foi contemplada pela sua proposta ‘Direito ao projeto de vida para um futuro melhor em contexto para o adolescente em conflito com a lei’.

O projeto foi desenvolvido no mês de janeiro de 2021, com os 80 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino fundamental, anos finais, do Núcleo de Educação da Comunidade de Atendimento Socioeducativo Masculino (Casem), que faz parte do Colégio Estadual Professor Antônio Fontes Freitas. As atividades desse projeto tiveram dois objetos de conhecimentos gerais relacionados com "Projeto de vida”, que abordaram os temas: Construção de identidade e Desenvolvimento humano: as competências socioemocionais.

“Foi identificado que os alunos da Ejaef II do Casem não tinham interesse em aprender o que é célula, e sim, qual a diferença entre trabalho e emprego. Assim, os professores precisavam renovar a prática de sala de aula e tornar o ensino mais dinâmico e motivador para os adolescentes”, explicou a professora. As atividades tiveram dois objetos de conhecimentos gerais relacionados com “Projeto de vida”, que abordam os temas Construção de identidade e Desenvolvimento humano: competências socioemocionais. "Eu acredito que nós, professores, temos a capacidade de transformação social. E uma possibilidade é o trabalho com Projeto de vida", disse Marcela Santos Almeida.

Prêmio

O Prêmio faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora, promovido pelo Sebrae desde 2013 e que já impactou sete milhões de estudantes em todo o país, por meio da capacitação de 270 mil professores. A iniciativa busca reconhecer o trabalho de professores que tenham implementado práticas, cursos e projetos de ensino ligados ao empreendedorismo em sala de aula.

Esta edição contou com 41 trabalhos inscritos, distribuídos em cinco categorias: ensino fundamental I (anos iniciais), ensino fundamental II (anos finais), ensino médio, profissional e superior. Participaram da disputa educadores vinculados a instituições de ensino da educação básica regular, profissionalizante e de educação superior, reconhecidas pelo MEC.

Os trabalhos foram avaliados por uma banca formada por consultores e técnicos do Sebrae, os quais levaram em consideração três aspectos: desenvolvimento do projeto (criatividade e inovação nas práticas pedagógicas), atuação do educador ou da equipe (mobilização de competências empreendedoras) e impacto para a escola, estudante ou comunidade (desenvolvimento das competências empreendedoras nos estudantes e transformação na escola e comunidade).

Os vencedores irão representar o estado de Sergipe na fase de pré-seleção nacional do Prêmio, etapa em que serão escolhidos os cinquenta melhores trabalho do país. Eles também receberão uma bolsa MBA em Educação Empreendedora 5.0, da Escola Superior de Empreendedorismo do Sebrae São Paulo e poderão participar do Seminário Internacional ‘Conhecer 2022’, com todas as despesas pagas pelo Sebrae.

“É fundamental que formemos pessoas protagonistas, criativas e que acreditem em si para realizar seus sonhos e fazer sucesso. Oferecemos o empreendedorismo para alavancar a educação e fazer com que o aluno saia da escola, seja do ensino regular, profissional ou superior, muito melhor de que quando entrou”, explica o superintendente do Sebrae, Paulo do Eirado. O Prêmio também reconheceu o trabalho desenvolvido por dois profissionais em sala de aula.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc