Polícia Federal afirma que navio petroleiro grego é responsável por vazamento de óleo no Nordeste

Redação, 03 de Dezembro , 2021

 

A Polícia Federal (PF) informou nesta quinta-feira (2) que um navio petroleiro de bandeira grega é responsável por causar o derramamento de petróleo que atingiu 11 litorais dos estados do Nordeste e Sudeste, inclusive o sergipano. O vazamento de 5 mil toneladas de óleo matou milhares de animais e prejudicou a pesca, sendo considerada uma das maiores tragédias ambientais da história brasileira.

As investigações foram concluídas mais de dois anos após a ocorrência e prevê punições. Os autores estão sendo indiciados pela prática dos crimes de poluição, descumprimento de obrigação ambiental e dano a unidades de conservação. Respondem pelo processo a empresa, os responsáveis legais, o comandante da embarcação e o chefe de máquinas.

Além dos irreparáveis prejuízos ambientais, o país precisou desembolsar mais de R$ 188 milhões para a limpeza das praias e do mar. O valor será cobrado dos responsáveis pelo vazamento, mas a PF ainda calcula um valor de dano ambiental. Os laudos serão entregues para o Poder Judiciário Federal do Rio Grande do Norte e o Ministério Público Federal para a adoção das medidas e o cumprimento das punições.

Frentes do inquérito

De acordo com a PF, as autoridades se debruçaram em três frentes. A primeira avaliou as características da substância, a fim de determinar a procedência do óleo. "Isso se fazia necessário, uma vez que surgiram diversas teorias sobre a origem do material (vazamento de oleodutos, plataformas ou reservas naturais, navios em trânsito ou naufragados, costa da África)", explicou a polícia.

Por Redação do Portal A8SE e R7.com


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc