Saiba o que fazer para cair no sono mais rápido

Redação, 05 de Dezembro , 2021 - Atualizado em 05 de Dezembro, 2021


Você adormece muito rápido quando se deita na cama ou leva pelo menos meia hora até cair no sono? Segundo os especialistas, nenhum desses sinais é saudável. Isso porque a pessoa que está bem descansada não dorme assim, imediatamente. Sendo assim, dormir muito rápido é um sinal de que a sua rotina está muito exaustiva. Por outro lado, quanto mais você se estressar por não conseguir dormir, menores são as chances do sono chegar.

Mas quanto tempo normalmente se leva para dormir, de maneira saudável? Segundo especialistas da Harvard Medical School, o processo, em média, leva cerca de 15 minutos. Cochilar muito rapidamente pode ser um sinal de que se está seriamente privado de sono, o que pode prejudicar a saúde física e mental.

Vale relembrar, inclusive, que os adultos precisam dormir pelo menos sete horas por noite, enquanto as crianças  precisam de nove a 12 horas, e os adolescentes de oito a 10 horas por noite, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.

Mas se a pessoa dormir por várias horas todas as noites e mesmo assim adormecer muito rapidamente, além de sentir cansaço durante o dia, pode ser um sinal de que a qualidade do seu sono está piorando. Isso afeta a capacidade de chegar aos estágios mais profundos e ao sono REM. Durante esse estágio, as informações e experiências dos sonhos são consolidadas e armazenadas na memória. Lembrando que o ciclo médio de sono contém seis fases:

Sono leve (fase 1)
Sono leve (fase 2)
Sono profundo (fase 3)
Sono leve (fase 2)
Sono leve (fase 1)
Sono REM
Após cumprir as seis etapas, o organismo retorna à primeira, fechando e recomeçando o ciclo por toda a noite.

Como adormecer mais rápido
(Imagem: Gregory Pappas/Unsplash)
Os especialistas recomendam que, se a pessoa não conseguir dormir depois de 20 minutos, deve sair da cama e ir para outro cômodo com pouca luz e fazer algo relaxante até se sentir sonolenta novamente. O mesmo se aplica quando acorda durante a noite e não consegue voltar a dormir. 

Vale lembrar o seguinte: algumas pessoas acreditam que é igualmente revigorante para o corpo ficar deitado na cama com os olhos fechados, mas sem dormir. Isso é um equívoco, porque se a pessoa fica na cama, começa a associar a cama à insônia. Os médicos ainda sugerem evitar que o cérebro associe a cama a outras atividades. Isso significa não trabalhar ou assistir televisão na cama, e não fazer chamadas ou verificar seu celular.  

Dietas leves durante a noite também ajudam o organismo a desacelerar. Isso porque nosso metabolismo trabalha junto ao ritmo circadiano, portanto nada de fazer refeições pesadas no jantar ou na ceia se quiser dormir mais rápido à noite. O hábito ajuda o corpo a "aprender" uma rotina de sono.

Outra recomendação é manter o ambiente fresco e escuro. Preparar uma rotina antes de dormir (como escovar os dentes, tomar um relaxante banho quente ou ducha e depois passar algum tempo lendo um livro ou ouvindo uma música suave) pode ajudar a dormir melhor, porque é como se estivesse ensinando seu cérebro a desacelerar. As telas, aliás, são inimigas do sono: as luzes emitidas por celulares, tablets e TVs estimulam nosso cérebro, o que atrapalha a pegar no sono. O recomendado é ficar longe desses aparelhos e ir abaixando as luzes da casa meia hora antes de ir para a cama. Por fim, os especialistas recomendam deitar sempre no mesmo horário.

Fonte: Com informações de CNN, TuaSaúde

 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc