Instituto Ecofuturo ganha Prêmio Muriqui 2021

Redação, 07 de Dezembro , 2021

O Instituto Ecofuturo, organização sem fins lucrativos mantida pela Suzano, foi o vencedor do Prêmio Muriqui 2021, na categoria Pessoa Jurídica. A premiação é organizada pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e é uma das homenagens mais importantes às ações ambientais no país.

O prêmio foi concedido pelo trabalho desenvolvido no Parque das Neblinas, reserva da Suzano gerida pelo Instituto. Na área, que abrange 7 mil hectares de floresta em diversos estágios de regeneração, são desenvolvidas atividades de ecoturismo, pesquisa científica, educação ambiental, manejo e restauração florestal e envolvimento comunitário. O Parque abriga mais de 1.200 espécies da fauna e da flora, incluindo 24 com algum grau de ameaça e quatro novas para a ciência.

Instituído em 1993, o Prêmio Muriqui tem como objetivo incentivar ações que contribuem para a conservação da biodiversidade, o fomento e divulgação dos conhecimentos tradicional e científico e a promoção do desenvolvimento sustentável no bioma Mata Atlântica. O reconhecimento é dedicado às ações de entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais.

Neste ano, o evento celebra os 30 anos da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) e 50 anos do Programa Homem e Biosfera (MaB – Man and the Biosphere) da UNESCO, que coordena a Rede Mundial de Reservas da Biosfera – atualmente composto por 727 Reservas em 131 países. O Programa busca promover o conhecimento, a prática e os valores humanos para estabelecer boas relações entre a sociedade e o meio ambiente.

O prêmio foi entregue ontem, 23 de novembro, no segundo dia do Encontro Anual da RBMA, em Fortaleza, que acontecerá até o próximo dia 27. A homenagem contou com uma estatueta de bronze representando um Muriqui (Brachyteles arachnoides e B. hypoxanthus), animal símbolo da RBMA e o maior primata da América do Sul.

“Ficamos felizes e honrados por sermos reconhecidos pela Reserva da Biosfera da Mata Atlântica com o Prêmio Muriqui 2021. O Ecofuturo busca, há mais de duas décadas, contribuir para transformar a sociedade por meio da conservação ambiental e promoção do conhecimento, especialmente na Mata Atlântica, bioma em que se encontra o Parque das Neblinas”, declara Paulo Groke, diretor superintendente do Instituto.  

 

Reconhecido pelo Programa Homem e Biosfera da UNESCO como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o Parque das Neblinas é uma reserva ambiental da Suzano, gerida pelo Ecofuturo. No local, são desenvolvidas atividades de ecoturismo, pesquisa científica, educação ambiental, manejo e restauração florestal e participação comunitária. Mais informações sobre a fauna e a flora presentes na área? Acesse a publicação A biodiversidade no Parque das Neblinas, disponível para download no site do Instituto.

 

Organização sem fins lucrativos, fundada em 1999 e mantida pela Suzano, o Instituto Ecofuturo contribui para transformar a sociedade por meio da conservação ambiental e promoção do conhecimento. Entre as principais iniciativas está a gestão do Parque das Neblinas, onde são desenvolvidas atividades de educação ambiental, pesquisa científica, ecoturismo, manejo e restauração florestal, e participação comunitária. Conheça mais sobre o Ecofuturo em ecofuturo.org.br, e acompanhe em facebook.com/InstitutoEcofuturo, youtube.com/institutoecofuturo e instagram.com/ecofuturo

 

Planin – Assessoria de Imprensa da Suzano  

Angélica Consiglio, Beatriz Imenes e equipe – www.planin.com 

Contato: Eduarda Lopes, Thallyta Nunes e Maíra Telles

suzano@planin.com - Tel.: (11) 2138-8949



Website: http://www.ecofuturo.org.br/

Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc