A Padroeira do Condado do Mosqueiro. (Por Antonio Samarone)

Redação, 08 de Dezembro , 2021 - Atualizado em 08 de Dezembro, 2021

 

Nossa Senhora da Conceição é a padroeira do Mosqueiro.

Nossa Senhora da Conceição significa a imaculada concepção de Maria, sem o pecado original - é um dogma dos católicos. Não sei o porquê no Brasil, concepção virou Conceição. Em espanhol é belíssimo: “Nuestra Señora de la Concepción”.

Em 1497, a Universidade de Paris decretou que ninguém poderia ser admitido na instituição se não defendesse a Imaculada Concepção de Maria, exemplo que foi seguido por outras universidades como a de Coimbra e de Évora.

O Rei de Portugal, D. João IV, da Casa de Bragança, jurou e proclamou solenemente, por provisão régia de 25 de Março de 1646, que Nossa Senhora da Conceição seria a Rainha e Padroeira de Portugal e de todos os seus territórios ultramarinos,

Nossa Senhora da Conceição Aparecida é a padroeira do Brasil e Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa a padroeira de Portugal. (‘Com outro nome a fábula fala de ti” – Horácio).

O povo Mosqueiro (os naturais) continua culturalmente muito próximo de São Cristóvão. As festas, as danças, as moquecas e os doces. A profunda influência dos Tupinambás, nas casas e plantações. Mariscam e pescam do mesmo modo, as mesmas canoas, só trocaram as velas pelo motor de popa.

As comunidades de Areia Branca e Mosqueiro, em Aracaju, são irmãs do Caípe Velho, Pedreiras e Ilha Grande em São Cristóvão, e Ilha Mem de Sá, em Itaporanga.

Caípe é o mato de onde provém a caipora e o caipira. O grande Aurélio se esqueceu dele, em seu dicionário. Em São Cristóvão tem dois Caípes, o velho e novo.

O Povo do Mosqueiro escolheu uma Padroeira poderosa.

A herança cultural dominante no Mosqueiro é a dos índios.

No profundo sincretismo brasileiro, hoje também de se comemora Iemanjá, um orixá feminino (divindade africana) das religiões Candomblé e Umbanda. A festa é muito forte em Aracaju e discreta entre povo, no Mosqueiro.

Antonio Samarone (médico sanitarista)


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc