Ricardo Marques faz balanço de mandato em live do Parlamento Digital

Redação, 09 de Dezembro , 2021

O vereador Ricardo Marques (Cidadania) foi o entrevistado da live do Parlamento Digital, realizada na última terça-feira, 7, pelo Instagram Oficial da Câmara Municipal de Aracaju. No bate-papo conduzido pelos jornalistas Martha Mendonça e Vinícius Andrade, o parlamentar fez um balanço do primeiro ano do seu mandato.

Logo no início da sua fala, o vereador destacou o entusiasmo de subir na tribuna e cobrar melhorias para a população. “Mesmo após um ano de mandato, continuo com o mesmo entusiasmo de quando assumi a vaga de vereador na capital. Venho cumprindo meu papel que propus para a população, que é de fiscalizar nas ruas, não ficar em gabinete”, disse Ricardo.

O parlamentar também comentou das dificuldades no início do mandato. “Logo quando assumi a Câmara estava em trabalho remoto, com Sessões pela internet, isso dificultou o aprendizado, já que não tínhamos contato com outros vereadores que já exerciam um mandato. Não tínhamos como tirar dúvidas sobre o funcionamento da Casa Legislativa”, comentou Marques.

A diferença do trabalho presencial e remoto também foi destacado durante a entrevista. “Temos quase dois meses que retornaram as Sessões presenciais, onde os vereadores podem subir na tribuna para fazer o discurso, isso dá um gás a mais, é muito diferente das sessões remotas, onde ficamos olhando para a tela de um computador. A motivação é maior”, ponderou.

O desenvolvimento de Aracaju e o transporte público foram um dos temas mencionados por Ricardo durante o bate-papo. “O terminal do Dia foi o primeiro terminal de integração de Aracaju e agora, mesmo sabendo que não deveria ser mais ali, a Prefeitura está reformando e ampliando, sei que vai ficar bonito, mas é no meio de uma avenida. A licitação do transporte é outro problema, os ônibus circulam há mais de 10 e 15 anos, vamos entrar em colapso em breve”.

O parlamentar afirmou que a licitação do transporte público deve ser prioridade. “Nesta semana, o prefeito afirmou que vai fazer a licitação do transporte no ano que vem, só que ele falou outras vezes. Vai que ele se candidate, aí não teremos licitação. Em março desse ano apresentei uma carta com sugestões para o prefeito, que solicitava além da licitação do transporte, a redução do ISS, isenção do ICMS do diesel, a isenção da passagem, mas, a prefeitura deveria fiscalizar mais. Maceió reduziu o valor da passagem, porque Aracaju não consegue”.

O PL sobre a obrigatoriedade de bombeiros civis em espaços públicos foi outro assunto mencionado. “Foram 14 projetos de leis protocolados, mas, devido as sessões remotas não foram apreciados em plenário. No início do ano fui procurado pelos bombeiros civis e o incêndio do Nestor Piva que me motivou. Todos sabemos que no Fernando Franco também teve um princípio de incêndio, mas, um funcionário tinha um curso e isolou, fato que não tinha no Nestor Piva e deu o que deu”, alertou Marques.

O desperdício de vacina e as medidas que devem ser realizadas também foram o foco da entrevista com o parlamentar. “No início do ano, quando iniciou a vacinação contra covid, ocorreu muito desperdício de vacinas, mas, agora o problema é outro, são as câmaras frias que precisavam ter manutenção e precisa ter um contrato para presta serviço para elas. As câmaras começaram a quebrar e a prefeitura remanejava, mas agora, não consegue mais fazer isso, muitas estão quebradas e algumas câmara explodiram. Conseguir ir em algumas unidades e registrar esse problema”.

A idealização das lives do Parlamento Digital tem como objetivo aproximar a população aracajuana dos parlamentares, tornando a Casa Legislativa Municipal muito mais moderna, interativa e acessível.
 
 Fonte: Agência Câmara Aracaju


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc