JEB’s: sergipano Antônio Hora e delegação de atletas são recebidos pelo presidente Jair Bolsonaro

Redação, 17 de Dezembro , 2021 - Atualizado em 17 de Dezembro, 2021


O Presidente da República, Jair Bolsonaro, recebeu, nesta quinta-feira (16/12), atletas que participaram da maior edição da história dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s). A recepção aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília.

Os Jogos Escolares Brasileiros foram retomados após um intervalo de 17 anos. A maior edição do evento foi realizada entre os dias 29 de outubro e 5 de novembro, no Rio de Janeiro. Além do Presidente Jair Bolsonaro, estiveram presentes o ministro da Cidadania, João Roma, o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, o secretário especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Marcelo Magalhães, e o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho.

A competição reuniu 5.114 atletas na faixa etária de 12 a 14 anos, das 27 Unidades Federativas, para a disputa de 17 modalidades. Levando em conta técnicos, delegados, árbitros, voluntários e profissionais de apoio, os JEB's 2021 envolveram 7.862 participantes diretos. Foram distribuídas 2.160 medalhas e 189 troféus.

A edição de 2021 dos Jogos Escolares contou com aporte de R$ 17,9 milhões do Governo Federal, por meio de Termo de Fomento entre Ministério da Cidadania e CBDE. Os recursos foram utilizados para transporte, hospedagem e alimentação das delegações, além da aquisição de materiais esportivos, contratação de árbitros e de responsáveis pelas áreas médicas e de protocolos sanitários.

Quinze das 17 modalidades utilizaram a estrutura do Parque Olímpico da Barra, principal legado de infraestrutura esportiva dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O espaço inclui instalações sob gestão do Governo Federal, como as Arenas Cariocas 1 e 2, o Velódromo e o Centro Olímpico de Tênis. Também foram utilizadas, no Parque Olímpico, a Arena Carioca 3, o Complexo Aquático Maria Lenk e instalações temporárias.

As provas de atletismo ocorreram no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan), instituição da Marinha do Brasil reformada para os Jogos Rio 2016, e o basquete teve como palco a Arena da Juventude, no Complexo Olímpico de Deodoro, também modernizado no ciclo olímpico nacional e sob gestão do Exército Brasileiro.

Os JEB’s tiveram disputas oficiais em atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, vôlei de praia, natação, tênis de mesa, xadrez, caratê, wrestling, ginástica artística, ginástica rítmica, badminton, ciclismo e taekwondo.

Com informações do Ministério da Cidadania


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc