Coronavírus: Ômicron e delta estão causando 'tsunami' de casos, alerta OMS

Redação, 30 de Dezembro , 2021


As palavras de Tedros Adhanom Ghebreyesus vêm em um momento que alguns lugares do mundo estão registrando recordes e avanços impressionantes em dados relativos à covid.

Pelo segundo dia consecutivo, a França relatou o maior número diário de casos já registrados na Europa: 208.000.
Na semana passada, os Estados Unidos tiveram uma média recorde de 265.427 casos por dia, de acordo com a Universidade Johns Hopkins.

Entretanto, algumas autoridades alertaram que os dados mais recentes podem estar aumentados em parte por conta de atrasos e subnotificações no Natal.

Tedros alertou que a "ameaça dupla" representada pelas duas variantes está "levando a um tsunami de casos". No momento, cerca de 900 mil novos casos estão sendo registrados em todo o mundo diariamente, segundo números contabilizados pela agência de notícias Reuters.

"É isso que continuará a colocar uma pressão imensa sobre os profissionais de saúde exaustos e os sistemas de saúde à beira do colapso", acrescentou Tedros.

O aumento de casos na Europa e nos Estados Unidos levou a uma maior demanda por doses de reforço das vacinas. No Reino Unido, 57% das pessoas com mais de 12 anos receberam as três doses.

No entanto, o diretor da OMS afirmou a repórteres que as campanhas de reforço em grande escala dos países mais ricos "provavelmente prolongarão a pandemia", pois desviaram os suprimentos de países mais pobres e menos vacinados, "dando ao vírus mais oportunidade de se espalhar e sofrer mutações".

Informações BBC


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc