Saiba como economizar com o truque de limpar o interior da máquina de lavar e evitar pagar uma conta de energia alta

Redação, 03 de Janeiro , 2022 - Atualizado em 03 de Janeiro, 2022

Por que uma máquina de lavar em escala é energeticamente eficiente?

A água usada pela máquina de lavar é água dura, ou seja, água rica em minerais como cálcio e magnésio, que são responsáveis pela formação de calcário. O uso de água calcária causa depósitos tártaros em eletrodomésticos, como, entre outros, a máquina de lavar roupa ou a máquina de lavar louça. E como o calcário é um bom isolamento térmico, a água leva mais tempo para aquecer e isso leva ao consumo excessivo de energia. Além disso, um depósito em escala de apenas um milímetro na resistência de um eletrodoméstico é suficiente para aumentar o consumo de energia em 16%. Além disso, quando a resistência de uma máquina de lavar é dimensionada, ela pode superaquecer e levar a uma quebra.

Além de reduzir o desempenho energético da máquina de lavar, a água calcária também reduz a eficiência dos detergentes e, portanto, nos força a aumentar a dosagem da lavanderia. Sem mencionar que quando o calcário é depositado nas fibras da lavanderia, torna as roupas ásperas e pode até danificá-las. Daí a necessidade de descalcificar o interior da máquina de lavar. Além disso, o tártaro é inimigo de todos os seus equipamentos domésticos: aquecedor de água, lava-louças, chaleira, cafeteira e até ferro! Na verdade, o tártaro entupe a sola do seu ferro e mancha sua roupa durante o engomar. A solução definitiva para se livrar do tártaro continua sendo a instalação de um amaciante de água. Embora esta solução seja cara, ela evita depósitos tártaros descarregando água dos íons cálcio e magnésio.

 
Como limpar o interior da máquina de lavar para não pagar uma conta de eletricidade alta?

Vinagre branco

Para descalcificar, desengordurar e desinfetar sua máquina de lavar, use vinagre branco. Este antiescala natural ajudará você a desalojar facilmente depósitos de calcário que aumentam a conta de eletricidade e mancham a roupa suja. Para fazer isso, distribua um copo de vinagre branco na bandeja de lavanderia e no tambor e inicie um ciclo de lavagem a vácuo de 90°. Esta limpeza deve ser feita uma vez por mês para manter seu equipamento limpo, sem vestígios de calcário.

Ácido cítrico

O ácido cítrico é um descalcificador natural e ecológico muito eficaz para remover depósitos tártaros em pouco tempo. Para fazer isso, basta despejar 2 colheres de sopa de ácido cítrico no tambor e iniciar um programa de 60°. Outra opção é misturar bicarbonato de sódio com um pouco de ácido cítrico e despejar a mistura no tambor. Em seguida, gire a máquina a vácuo a 90°.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio também é um anticalcário natural em calcário. Você pode usá-lo para remover o calcário acumulado em sua máquina de lavar e também desodorizar seu eletrodoméstico. Para fazer isso, despeje 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio no tambor e adicione 100 ml de vinagre branco à bandeja de lavanderia. Em seguida, inicie um programa a 60°.

Ao limpar o tambor, não se esqueça dos selos também. Em um recipiente, misture o bicarbonato de sódio com um pouco de água para formar uma pasta e, com uma escova de dentes velha, esfregue o selo para remover resíduos de roupa suja, mofo, sujeira e depósitos tártaro. Em seguida, limpe o selo com um pano embebido em vinagre branco.

Essas dicas permitirão que você limpe e descalcifique efetivamente sua máquina de lavar para melhorar o desempenho de seus eletrodomésticos, mas também para economizar em sua conta de energia.

Por: O petróleo 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc