Coronavírus: orientações para viajar

Noticias, 15 de Janeiro , 2022 - Atualizado em 15 de Janeiro, 2022


O grande número de contaminações por Coronavírus (Covid-19) e Influenza (H3N2) faz com que companhias aéreas cancelem centenas de voos no Brasil por falta de tripulação. Entenda quais são as regras de remarcação e reembolso das linhas aéreas mais buscadas pelos brasileiros e confira as restrições de viagem mais recentes em função da pandemia.

As informações mudam todos os dias, o que pode dificultar o acompanhamento dos fatos mais relevantes para você. Estamos atualizando esta página constantemente com os novos desdobramentos do surto do novo coronavírus, também conhecido como Covid-19. Trazemos desde restrições de viagem a políticas de remarcação e cancelamento das companhias aéreas. Caso precise dessa página agora ou em um futuro próximo, vale a pena salvá-la em seus favoritos.

Aconselhamos que você leia e siga as dicas e recomendações das autoridades e governos locais, como Ministério da Saúde, bem como as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma fonte reconhecida e confiável de notícias e informações a nível global.

Esta página foi atualizada pela última vez em 14 de janeiro de 2022. As informações apresentadas nesta página estavam corretas no momento da publicação.

Atualizações sobre o coronavírus
Vá direto ao ponto! Clique e encontre a informação que você precisa agora:


A OMS recomenda que pessoas acima de 60 anos e/ou com alguma comorbidade evitem viajar no momento. Além disso, a Organização continua incentivando as medidas de prevenção, como exigir vacinação completa, exame PCR com resultado negativo e monitoramento de viajantes.

Restrições de entrada no Brasil
Uma portaria interministerial publicada no dia 20 de dezembro de 2021 passou a exigir de brasileiros e estrangeiros ao entrar no Brasil por transporte aéreo:

comprovante de imunização com vacinas aprovadas pela ANVISA ou pela OMS, sendo que a aplicação da última dose ou da dose única deve ter sido feita pelo menos 14 dias antes do embarque (mais detalhes abaixo);
teste PCR negativo para coronavírus feito em até 72 horas antes da viagem ou teste negativo de antígeno realizado 24 horas antes;
Declaração de Saúde do Viajante (DSV).
Voos de e para África do Sul, Botsuana, Suazilândia, Lesoto, Namíbia e Zimbábue estão suspensos por tempo indeterminado.

A entrada no Brasil via transporte terrestre é autorizada desde que seja apresentado o comprovante de vacinação, cuja aplicação da última dose ou dose única tenha sido feita, no mínimo, quatorze dias antes da data de ingresso no país. Confira mais detalhes no documento oficial.

Sobre o Comprovante de Vacinação
Segundo o documento, viajantes que tenham saído do Brasil antes ou no dia 14 de dezembro estão dispensados da comprovação da vacina ou da quarentena, mas seguem tendo que apresentar o teste negativo para Covid-19.

Aqueles que saíram do país após o dia 14 de dezembroestão dispensados da apresentação do comprovante de vacinação apenas se:

tiverem condições de saúde que contraindicam a vacinação, desde que atestadas por laudo médico;
não puderem se vacinar em função da idade, conforme critérios definidos pelo Ministério da Saúde;
em virtude de questões humanitárias (especificadas na portaria);
vierem de países com baixa cobertura vacinal divulgados pelo Ministério da Saúde e publicados no site do ministério;
forem brasileiros e estrangeiros residentes em território brasileiro, que não estejam completamente vacinados.
Mesmo assim, os viajantes dispensados da apresentação do comprovante devem apresentar teste negativo para Covid-19 ao retornar ao país e devem ficar em quarentena por 14 dias – se no quinto dia de quarentena um novo teste for feito, o resultado for negativo e a pessoa estiver assintomática, é possível descontinuar a quarentena.

Medidas gerais de prevenção contra o coronavírus
Destacamos também algumas medidas gerais de prevenção contra o coronavírus indicadas pelo Ministério da Saúde e a Anvisa:

Avalie a necessidade real da viagem e adie, se possível. Se for inevitável, previna-se e siga as orientações das autoridades de saúde locais;
Use máscara em locais públicos;
Lave as mãos com sabão e água ou use álcool em gel 70% quando não há água corrente nem sabão;
Evite ao máximo tocar olhos, nariz, boca e a máscara de proteção;
Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
Evite aglomerações;
Mantenha distância mínima de 1 (um) metro entre pessoas em lugares públicos e de convívio social;
Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados;
Não compartilhe objetos pessoais.
O Ministério da Saúde recomenda que, se você estiver com sintomas compatíveis com os do Covid-19, tais como febre, tosse, dor de garganta e/ou coriza, com ou sem falta de ar, deve evitar o contato físico com outras pessoas e buscar imediatamente atendimento nos serviços de saúde.

A mesma recomendação vale para quem esteve recentemente em viagens nacionais ou internacionais: reforçar os hábitos de higiene e proteção e, caso apresente sintomas de gripe, buscar atendimento. Leia mais no site oficial do Ministério da Saúde.

Para mais informações e orientações sobre o coronavírus, você também pode ligar para o número 136 e falar com o Disque Saúde. O número funciona em qualquer região do Brasil.

 

Por: skyscanner 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc