Eficaz: a Terapia Assistida por Animais ajuda pacientes de diversas patologias

Redação, 20 de Janeiro , 2022

Terapia Assistida por Animais (TAA) trata-se de uma técnica em que um animal é inserido no contexto terapêutico e atua como co-terapeuta. Os resultados são comprovados. Um estudo no Southampton Children’s Hospital, no Reino Unido, mostrou que a TAA tem resultados muito positivos em crianças hospitalizadas. Também há pesquisas sobre melhora no desempenho cognitivo de portadores de síndromes, transtornos, idosos, e isso só para começar. A lista é longa e são inúmeras as possibilidades de aplicação do tratamento.
A psicóloga Fabíola Rocha, responsável pela SigClin, de São José dos Pinhais (PR), explica que o uso de animais em terapias exige uma série de cuidados, como treinamento do animal e de habilidades do profissional em conduzir o pet durante a sessão. Ela também ressalta que a avaliação individual de cada paciente é primordial para o sucesso nos tratamentos.
A psicóloga conta que a utilização de animais, como cachorros, por exemplo, em psicoterapia pode facilitar o estabelecimento de vínculo entre paciente e psicólogo. "O convívio com um animal de estimação, como o cão, pode reduzir os níveis de ansiedade, estresse e pressão arterial, além de promover a melhora na saúde mental e auxiliar em casos de depressão. Temos muitos casos de sucesso", comenta a psicóloga.

Os animais terapeutas devem ser castrados, seguir um protocolo rígido de vacinação, desvermifugação, controle de pulgas e carrapatos, realizar acompanhamento com médico veterinário e fazer exames coproparasitológico de sangue periodicamente e manutenção de cuidados higiênicos. O animal deve ser treinado, obedecer comandos básicos e outros que se façam necessários, além de gostar de pessoas, ser equilibrado e dócil.

OS TERAPEUTAS SIGMUND E MALALA

Sigmund e Malala são os cães terapeutas da SigClin. Sigmund tem quase dois anos e Malala é uma bebezona de sete meses.
Carinhosamente conhecido como Sig, o cão é da raça Golden Retriever, atua como cão coterapeuta e auxilia nas demandas da clínica em conjunto exclusivo com a psicóloga Fabíola. Ele é treinado por adestradores experientes desde o primeiro mês de vida, sendo que seu acompanhamento é constante. Sig ama o que faz.
Malala é da raça Bernese. "Ela está conosco desde final de junho e seu nome é em homenagem a Malala Yousafzai, pois queremos que de alguma forma, mesmo que simbólica, nossos cães representem um pouco do que nós acreditamos", comenta Fabíola, que a chama carinhosamente de Mali.
A história de Malala é divertida, pois em princípio ela chegou para ser mais uma integrante da família, mas os pacientes da SigClin começaram a pedir para conhecê-la, sendo que a Bernese adorou quando começou a frequentar a clínica junto com o Sig.
"Ela é uma cachorrinha super carismática, adora uma foto, é extremamente carinhosa e ama comer. Ela também faz aulas de adestramento semanalmente e tem uma ótima relação com o Sig", fala orgulhosa a tutora e parceira de trabalho dos dois animais.
Como psicóloga clínica utiliza a abordagem terapêutica cognitivo-comportamental. Realiza atendimentos a crianças, adolescentes, adultos e casais. Atua com grupos terapêuticos, programas de qualidade de vida no trabalho, psicoterapia, avaliações psicológicas, orientação profissional, transição de carreira e terapia assistida por animais.

Formada em Psicologia pela PUC/PR; Especializanda em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global pela PUC/RS; Especializanda em Psiquiatria e Saúde Mental da Infância e da Adolescência pelo CBI of Miami.
Participou de vários cursos de extensão e aperfeiçoamento na área de Psicologia e Gestão; Sócia Administradora, Responsável Técnica e Palestrante da SIGCliN; Engajada na participação e elaboração de Projetos Sociais, sendo Voluntária da Cruz Vermelha do Paraná e do Mapa do Acolhimento, uma ONG voltada ao atendimento de Mulheres Vítimas de Violência Doméstica.
Apaixonada por animais e idealizadora do SIGmais, programa voltado ao atendimento terapêutico com o auxílio de animais treinados e voluntários.

SERVIÇO
SIGCLIN
Rua Visconde do Rio Branco, 2309
Centro - São José dos Pinhais
Atendimento presencial e on-line para todo o Brasil e exterior.
Em breve mais uma unidade em Curitiba.
@sigclin
@sigpeuta
@psicologafabiolarocha
(41) 3403 9990
(41) 9 9824 6541



Website: https://www.sigclinica.com.br/

Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc