Em Live da Câmara, Ricardo Vasconcelos fala sobre sustentabilidade e premiação de melhor PL de Sergipe de 2021

Redação, 26 de Janeiro , 2022


Arte: Vanessa Passos

No retorno da 2ª temporada das lives do Parlamento Digital, realizada pelo Núcleo Digital da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Ricardo Vasconcelos (REDE) foi o convidado do bate-papo on-line e discutiu diversos temas relacionados à sustentabilidade, meio-ambiente e sobre um prêmio recebido pelo parlamentar como autor do melhor Projeto de Lei da Câmara de Aracaju no ano de 2021.

A premiação realizada pelo site Imprensa 24h escolheu o vereador Ricardo na categoria de Melhor Projeto de Lei (PL) de Sergipe em 2021. O PL premiado proíbe a utilização de sacos plásticos para acondicionar faturas das concessionárias de serviços públicos. “Eu tenho me debruçado em apresentar projetos que visam o alcance social, dimensão política e qual o efeito real na sociedade. Eu acredito que o ano de 2021 eu fechei com chave de ouro com a premiação desse projeto que parecia ser simples, e não foi. Para mim, isso é muito gratificante e muito bom para o Parlamento Municipal de Aracaju”, disse.

Durante o bate-papo, Ricardo Vasconcelos disse que seu objetivo como vereador é deixar um legado positivo ao final dos 4 anos de mandato e que suas pautas estão em consonância com o seu partido, a REDE. “A gente tem dificuldade de apresentar projetos que tenham resultado consistente, porque apresentar projetos só por apresentar, para mim não vale. Apresentei outro projeto que visa diminuir as sacolas de mercadinho para verduras e frutas, como também bandejas de isopor. Tudo isso poluem o meio ambiente e temos eu pensar em outros materiais que não tenham degradação ambiental. Nós temos que pensar com urgência. Vários animais marinhos têm sua mortandade por conta dos plásticos que são jogados nos oceanos. Não é possível que nossa sociedade não tenha maturidade para construir essa consciência ambiental e políticas públicas”, lamenta.

Plano Diretor

Sobre os alagamentos em Aracaju, uma das pautas defendidas pelo parlamentar, Ricardo disse que tem conversado com secretários do município e com o prefeito sobre a questão. O vereador espera a aprovação do Plano Diretor agora em 2022. “Edvaldo Nogueira não é marinheiro de primeira viagem e ele sabe que o maior problema dos alagamentos também está ligado às sujeiras dos bueiros. Os alagamentos são frutos da ausência do poder público, da falta de planejamento das cidades, da questão da permeabilidade do solo. É isso que queremos discutir no Plano Diretor. E eles estão muito sensíveis a essa questão. O Plano Diretor já está com um atraso de mais de 20 anos. A prefeitura fez o seu papel realizando audiências públicas, nós vereadores acompanhamos e construímos um diálogo junto com a sociedade através da Câmara de Aracaju e cada parlamentar vai apresentar suas propostas e emendas ao Plano. Temos uma expectativa muito grande para que Plano retorne à CMA para que a gente possa imprimir as nossas digitais e que possamos realmente fazer o melhor para nossa sociedade, construindo um Plano sustentável para as próximas décadas. Temos que aproveitar todos os ecossistemas procurando um ponto de equilíbrio, sem perder de vista a conservação do meio ambiente, dos rios, mangues, faunas, flora e etc. Pouca gente sabe, mas Aracaju tem um déficit arbóreo de mais de 400 mil árvores. Nossa proposta é fazer um Plano Diretor totalmente sintonizado com o meio ambiente que a gente tem”, acredita.

Projeto de Regulação Fundiária

Sobre o ano legislativo em 2022, a expectativa do vereador é aprovação de mais projetos de interesse coletivo e que interfiram positivamente no dia a dia dos aracajuanos. “Temos um Projeto de Regulação Fundiária, complementar à Lei Federal, que concede título de escritura pública às pessoas que estejam em áreas irregulares. A gente tem dificuldade e precisa organizar essas áreas. Não vamos conseguir levar melhorias a essas áreas se não regularizarmos essa situação. Essa é a pauta: olhar para quem mais precisa do poder público para que eu possa ser intermediário e o interlocutor entre o prefeito e a sociedade. Minha postura será de briga de verdade para que as questões coletivas se concretizem. Não dá mais para que nosso povo fique em segundo plano”.

Parlamento Digital

O objetivo das lives do Parlamento Digital é aproximar os vereadores dos aracajuanos, através de um bate-papo descontraído e informativo com os parlamentares da Câmara Municipal de Aracaju, sempre com temas atuais, dinâmicos e de interesse coletivo. As lives do Parlamento Digital são exibidas todas as terças-feiras, às 19h30, apresentadas pelos jornalistas Martha Mendonça e Vinícius Andrade que recebem sempre algum vereador para debaterem assuntos de interesse público.

Fonte: Agência Câmara Aracaju


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc