Deputados sergipanos reconhecem filarmônicas como Patrimônio Cultural e Imaterial

Noticias, 27 de Janeiro , 2022


O período legislativo em 2021 foi marcado pela elaboração e aprovação de vários projetos de lei que permitiram elevar sociedades filarmônicas à categoria de Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Sergipe e Utilidade Pública Estadual.

No mês de maio foi aprovado o PL Nº 328/2020 de autoria do deputado estadual Dr. Samuel Carvalho (CIDADANIA), registrando como Utilidade Pública Estadual a Sociedade Filarmônica Maestro Abílio Pereira Leite, com sede no município de Itabaianinha. A instituição tem serviços prestados principalmente na região do Vale do Rio Real,  Centro Sul de Sergipe.

Em agosto de 2021, o Projeto de Lei Ordinária Nº 166/2021, de autoria do deputado Georgeo Passos (CIDADANIA) reconheceu a Sociedade Filarmônica Maestro Abílio Pereira Leite como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Sergipe.

Com mais de 100 anos de história, a Associação Musical Filarmônica Lira Sant’Ana, do município de Simão Dias, também foi reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial de Sergipe. A propositura apresentada pelo deputado estadual Luciano Pimentel (Sem Partido), por meio do Projeto de Lei Nº 194/2021, foi aprovada no plenário da Assembleia Legislativa no mês de agosto. De acordo com Luciano Pimentel, a Filarmônica Lira Sant’Ana é uma instituição que cumpre um importante papel social, promovendo a iniciação musical de crianças, adolescentes e jovens, além de atuar como agente de formação profissionalizante.

No mesmo mês, também foi aprovado, por unanimidade, o PL de Nº 165/2021 de autoria do deputado estadual Georgeo Passos (CIDADANIA) que eleva a Filarmônica Padre Manoel Araújo, do município de Ribeirópolis, à categoria de Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Sergipe.

Dezembro

Antes de encerrar os trabalhos de 2021 na Casa Legislativa, no mês de dezembro, ocorreu ainda a aprovação do Projeto de Lei de Nº 291/2021, de autoria do deputado estadual Georgeo Passos (CIDADANIA), declarando a Associação Musical Filarmônica Lira Santa Cruz, do município de Poço Verde, como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Sergipe. 

A Filarmônica é composta por alunos da rede municipal e estadual de ensino. Na propositura, o deputado defendeu o título enfatizando que o projeto possibilita o desenvolvimento e a difusão da arte musical e do ensino da música na cidade.

Foto: Divulgação
 

 

Por: Shis Vitória 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc