Entenda por que quem tomou a vacina pode pegar covid

Jose Costa, 19 de Fevereiro , 2022

Estão surgindo muitos casos de pessoas que já receberam a segunda ou terceira dose e tiveram a doença

 

Mesmo depois de ter metade da população totalmente vacinada contra covid, ainda tem muita gente espalhando falsas notícias sobre a não eficácia da vacina. Essas pessoas estão usando como defesa os muitos casos de reinfecção, apesar da vacinação. Acontece que nunca foi dito pelas autoridades competentes que qualquer uma das vacinas tem 100% de proteção contra o coronavírus. Então, quem tomou a vacina pode pegar covid, mas não do mesmo jeito que uma pessoa não vacinada.

 

Quem tomou a vacina pode pegar covid?

As vacinas que foram criadas em tempo recorde, para salvar as pessoas da pandemia mais contagiosa da história, têm eficácia sim. Mas, a promessa das vacinas nunca foi garantir a proteção total contra a infecção pelo coronavírus.

 

Desde o início, os dados oficiais e estudos científicos foram bem claros ao dizer que a função das vacinas seria de prevenir casos mais graves da doença, evitando tantas hospitalizações e mortes.

 

Mesmo com o avanço da variante ômicron, os imunizantes contra a covid-19 continuam funcionando muito bem com essa finalidade.

 

Então, sim: quem tomou a vacina pode pegar covid, só que os sintomas vão ser mais leves e suportáveis, com baixíssimo risco de precisar ficar internado para tratar a doença.

 

Em entrevista para a BBC, o pediatra e infectologista Dr. Renato Kfouri, que é diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), explicou: “as vacinas protegem muito melhor contra as formas mais graves do que contra as formas moderadas, leves ou assintomáticas da covid. Quanto mais grave o desfecho, maior a eficácia delas”.

 

Por que tantos casos de reinfecção em pessoas vacinadas?

Em primeiro lugar, como já foi respondido acima, as pessoas não deixam de se infectar com covid porque estão vacinadas, mas ficam protegidas contra os sintomas dos casos mais graves da doença.

 

Além disso, o aumento de casos atuais, inclusive em pessoas que já receberam duas ou três doses, se dá por conta das festas de fim de ano, onde as pessoas se aglomeraram como se não houvesse mais motivos para se cuidar.

 

E tem ainda o fato de que as vacinas não têm validade longa, e justamente por isso está sendo aplicada a terceira dose. Desde o início, os cientistas disseram que as vacinas teriam eficácia de alguns meses e, por isso, seriam necessárias mais doses até que fosse encontrada uma solução definitiva.

 

É por todos esses motivos que quem tomou a vacina pode pegar covid e, de fato, está pegando por conta da falta de cuidado no dia a dia. A pandemia ainda não acabou e depende da colaboração e consciência de todos para deixar de ser uma preocupação.

 

Fonte: https://www.dicasonline.com/entenda-porque-quem-tomou-a-vacina-pode-pegar-covid/ - por Priscilla Riscarolli


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc