Jornalista sergipano lança livro que discute a fabricação dos invisíveis no Brasil

Redação, 23 de Fevereiro , 2022 - Atualizado em 23 de Fevereiro, 2022
Foto: SEGRASE

O jornalista sergipano José Cristian Góes lança o livro ‘Quem somos nós na fila do pão? A fabricação dos invisíveis na história do Brasil’ nesta quinta-feira (17), às 19h30, de forma virtual no Instagram do autor @josecristiangoes. A obra publicada pela Editora Diário Oficial de Sergipe (Edise) propõe um percurso crítico para discutir o "Outro" e as identidades, principalmente recorrendo a alguns elementos da Filosofia, Sociologia e História.

Segundo o comunicador, a pergunta-título do livro é uma provocação, trazendo uma alteração de um ditado popular conhecido no Brasil. A expressão é “quem é você na fila do pão?”, um questionamento sobre a importância de uma pessoa que julgamos sem importância em determinada cena. “No fundo, a pergunta busca revelar a desimportância de um sujeito que se imagina mais do que é. Perceba que a questão aponta para o Outro, para aquele que está de fora, para aquele que não sou. Proponho, então, que a pergunta seja feita para nós, quem somos nós?”, pergunta o autor e espera dos leitores respostas ao final do livro, explica.

 
José Cristian Góes ressalta que a ideia de escrever sobre o ‘Outro’ tem o objetivo de mergulhar sobre a formação nacional. “Busquei mergulhar na trajetória da formação nacional para pensar sobre quem é o Outro em nós, desde os povos originários, os invasores europeus, os africanos e os resultados dessas relações”, disse.

A violência e o racismo como temáticas vitais no livro. A publicação mostra a fantasia da nação e da pátria, da participação da igreja na pedagogia racista e, principalmente, do processo de construção ideológica dos invisíveis para consolidar a ideia de país.

Biografia do autor

José Cristian Góes é doutor em Comunicação e Sociabilidade pela UFMG, com doutoramento sanduíche na Universidade do Minho, em Braga, Portugal. É mestre em Comunicação Social pela UFS. Tem especialização em Gestão Pública pela FGV e em Comunicação na Gestão de Crise pela UGF. É autor de: “A Comunidade Invisível: jornalismo, identidades e a rejeição dos povos de língua portuguesa no Brasil” (Ponte Editora, Portugal, 2021).

 

Por: A8/SE


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc