Aprovados 2022: estudante cega contemplada com projeto da Biblioteca Epipahnio Dória celebra aprovação na UFS

Iasmim do Nascimento Santos, deficiente visual, assistida pelo Projeto Pontes para Leitura, foi aprovada no curso de Letras-Português e Espanhol

Redação, 23 de Fevereiro , 2022

Provando que a educação é um meio de inclusão social e a leitura, um agente transformador, a estudante Iasmin do Nascimento Santos, 18 anos, foi aprovada no Curso de Licenciatura em Letras-Português e Espanhol, do turno vespertino da Universidade Federal de Sergipe. A jovem, deficiente visual tirou 840 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. 

Iasmim, uma das contempladas com o projeto Pontes para Leitura, uma iniciativa da Biblioteca Pública Estadual Epiphanio Dória, que foi lançado no inicio do ano passado e consiste no empréstimo de livros e audiolivros do setor Braille nas residências dos usuários com deficiência visual que moram no município de Aracaju, atribui ao projeto seu excelente desempenho na redação.

 "Toda leitura contribui; ela ajuda na sua constituição da cultura, na sua amplitude de vocabulário, e faz com que você tenha uma gama de possibilidades muito maior. E o projeto Pontes para Leitura foi fundamental, pois nesse período de pandemia, quando eu quase não saía de casa, foi o meu suporte, uma vez que ampliou muito meu vocabulário e consequentemente minha segurança para escrever. Sou extremamente grata pela iniciativa da Biblioteca Epiphanio Dória", ressaltou a estudante. 

Iasmim fez a prova com a ajuda de uma transcritora, que é uma profissional utilizada por pessoas com deficiência e transtornos específicos, em processos educacionais e aplicação de provas para concursos públicos, vestibulares, Enem, Encceja e gravação de audiolivros.

O projeto Pontes para Leitura segue a todo o vapor, e esta semana mais seis usuários foram contemplados: Luzia do Nascimento e Rafael Layan;  Iasmin do Nascimento;  Luis Gustavo Santiago; Aleanderson Augusto Rodrigues e Valdirene.
 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc