Adema recebe entrega voluntária de 12 cobras

Répteis de quatro espécies estavam sendo mantidas em cativeiro por um cidadão residente na capital sergipana

Redação, 23 de Fevereiro , 2022

A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) recebeu a entrega voluntária de 12 cobras que estavam sendo mantidas em cativeiro por um cidadão residente na capital sergipana, de forma irregular e sem as devidas autorizações dos órgãos competentes.

Foram entregues duas jiboias (boa constrictor), duas caninanas (spilotes pullatus), três pitons real (python regius) e cinco suaçubóias, também conhecidas como cobra-de-veado (corallus hortulannus).

Após avaliação clínica por parte dos veterinários que integram as equipes de fauna do órgão ambiental, foi constatado que os 12 répteis estavam saudáveis e sem nenhuma enfermidade aparente, tendo sido encaminhadas à uma instituição parceira da Adema, a fim de receber cuidados.Segundo o Diretor-presidente da Adema, Gilvan Dias, os répteis passarão por um processo de reabilitação. "Por terem ficado muito tempo em cativeiro, as cobras já estavam domesticadas, o que as impedem de serem reinseridas na natureza no atual momento. Dessa forma, eles passarão um tempo determinado recebendo tratamento específico e, quando estiverem aptas, serão postas à soltura em área de reserva ambiental", explica.

A Adema ressalta a população que configura crime ambiental, matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida (Art. 29, Lei 9605/98), e que ao encontrar qualquer tipo de animal silvestre, os cidadãos não devem manusear, tentar alimentar ou medicar estes animais, apenas acionar as equipes especializadas do órgão para fazer o resgate ou apreensão, por meio do telefone (79) 9 9191-5535. O mesmo número também serve para agendar a entrega voluntária desse tipo de animal.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc