Rússia invade Ucrânia e Putin ameaça quem tentar interferir: ‘Resposta será imediata’

É o maior ataque de um país europeu contra outro do mesmo continente desde a Segunda Guerra; Putin justificou ação militar para proteger separatistas no leste e ameaçou quem tentar interferir. ONU pediu que ele recue e Biden disse que guerra será catastró

Redação, 24 de Fevereiro , 2022

Pouco depois do presidente russo, Vladimir Putin, anunciar nesta quinta-feira (24) (23h57 desta quarta, no Brasil) uma operação militar no leste da Ucrânia, explosões foram vistas e ouvidas em Kharkiv e na capital, Kiev. As informações são do g1 com a imprensa internacional.

Resumo

Putin ordenou uma ação militar no leste da Ucrânia, onde estão as regiões separatistas que ele reconheceu como independentes
Ao discursar, o presidente russo fez ameaças e disse que quem tentar interferir sofrerá consequências nunca vistas;
Comando militar da Ucrânia afirma que país sofre uma segunda onda de ataques por mísseis;
O Ocidente condenou imediatamente a decisão. A ONU pediu que Putin recue e Biden disse que a Rússia escolheu uma guerra de perdas catastróficasuito remota;
Jens Stoltenberg, secretário-geral da Otan, fala sobre a ação militar da Rússia.

Presidente ucraniano fala à nação

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, faz neste momento um pronunciamento aos cidadãos do país em meio aos avanços de tropas russas.

Zelensky alertou que uma nova Cortina de Ferro, que dividia os blocos comunista e capitalista na Europa, pode surgir com a pressão russa.

Para os EUA, russos querem 'decapitar' governo da Ucrânia


A invasão da Ucrânia pela Rússia tem entre os seus objetivos deixar os ucranianos sem governo nenhum, e uma das três principais frentes de ataque concentra-se na capital Kiev, disse um representante do governo dos Estados Unidos à jornalistas da agência Reuters.

A avaliação dos americanos é a de que os russos pretendem “decapitar” o governo ucraniano e impor um método russo de administração pública.

Essa seria uma das motivações dos primeiros ataques, de acordo com esse dirigente dos EUA.

Para o governo americano, a invasão russa pode ser um evento muito sangrento.

O Departamento de Defesa dos EUA afirmou que o país ainda está buscando formas de ajudar a Ucrânia a se defender sozinha.

Os EUA não veem uma ameaça crescente com relação às forças nucleares da Rússia, disse funcionário da Defesa dos EUA.

 

Com informações do G1 e Isto é


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc