Santana de São Francisco é oficialmente a capital do artesanato

A lei é de iniciativa da deputada estadual Maria Mendonça

Redação, 07 de Março , 2022

'Capital Sergipana do Artesanato de Barro'. Esta é a nova denominação do município de Santana do São Francisco que teve o reconhecimento pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), fruto do PL de autoria da deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) que consagrou o título. A Lei Nº 8.981/2022 foi publicada no Diário Oficial na edição Nº 28.860 de 25 de fevereiro.

Distante 113 km de Aracaju, a antiga Carrapicho (como era chamado Santana do São Francisco) possui mais de 7 mil habitantes. A cidade ficou conhecida nacionalmente pela tradição da confecção de utensílios de barro e reúne vários ateliês, além do Centro Artesanato que abriga uma diversidade de peças produzidas e comercializadas pelos artesãos locais.

“A ideia é reconhecer e valorizar o município que, além de levar o nome de Sergipe a todos os cantos, é responsável por gerar emprego e renda para cerca de 70% da comunidade local. São homens e mulheres que trabalham na cadeia produtiva do artesanato. A ação começa com a retirada do barro até a comercialização das peças, tanto para o mercado interno e externo”, destacou a deputada Maria Mendonça.

Produção
A arte inicia com a retirada do barro cru e comercializado para os artesãos. Nos ateliês, o maquinário é simples, construído com madeira que funciona à tração dos pés. Um tablado circular na parte inferior, tracionado pelos pés, faz movimentar um eixo da parte superior que, com as mãos, os artesãos moldam vasos, conjuntos de cozinha, tendo ainda estruturas que depois passam por lapidação e ganham feições e cores. Os vasos e as molduras em cor escura são transportados para os fornos e queimados para liberar o oxigênio, ganhando consistência e uma coloração mais clara.

 

Por: Alese 
Foto: Prefeitura de Santana do São Francisco


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc