Casos de Covid voltam a aumentar na Europa e Ásia

Jose Costa, 19 de Março , 2022

Isso significa que também podem voltar a aumentar bastante no Brasil

 

Podemos até ter a sensação, mas a pandemia ainda não acabou. Aliás, está havendo num considerável aumento de casos de Covid-19 em países da Europa e da Ásia, justamente pela flexibilização das medidas sanitárias e pela estagnação da vacinação.

 

Segundo dados da Universidade Johns Hopkins, que faz o rastreamento da pandemia do coronavírus, os países que mais registraram aumento de casos de Covid, do início à metade do mês de março de 2022, foram Reino Unido, Áustria, Holanda, Grécia, Alemanha, Suíça e Itália.

 

Para ter uma ideia, na Alemanha, o número de casos diários passou de 67 mil no dia 6 de março para 237 mil até o dia 11 de março. O Ministro da Saúde alemão, Karl Lauterbach, disse que, agora, “o país tem a maior incidência de coronavírus na Europa. Uma tendência de alta, várias mortes. As pessoas não vacinadas devem ser vacinadas com urgência”.

 

Na Ásia, a situação também está preocupante. Em Hong Kong houve mais de 21 mil novos casos por dia, um aumento de 28% em relação às últimas duas semanas.

 

Na China, o governo colocou quase 30 milhões de pessoas em confinamento devido aos 328 mil casos de Covid que foram registrados entre 28 de fevereiro e 6 de março.

 

O que justifica esse aumento rápido nos casos de Covid?

Em entrevista para o G1, Expedito Luna, especialista em epidemiologia do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), disse que é uma combinação de fatores:

 

“Eu acho que temos uma certa fadiga, um cansaço das medidas de distanciamento social, uso de máscara, tanto por parte das pessoas quanto por parte dos governos, disse Luna.

 

Tanto é verdade que se comprova pelo fato de que a Inglaterra retirou todas as restrições contra a Covid no final de fevereiro, incluindo a obrigação legal de se isolar após um teste positivo. Em março, a Irlanda e Hungria também anunciaram medidas similares.

 

Tem ainda o fator vacinação. Embora esteja na terceira e quarta dose em diferentes países, e vários laboratórios continuem estudando novos tipos de vacinas, a vacinação em si deu uma estagnada na Europa.

 

Ao menos, é isso que indicam dados do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças, que mostram que pelo menos 75% da população da União Europeia e do Espaço Econômico Europeu tomaram a primeira dose da vacina. Mas, para a segunda dose, o percentual cai para 72% e, para a dose adicional, o índice não chega a 52% da população.

 

O Brasil precisa ficar atento

Lembra lá no início da pandemia, quando o Brasil pensava que não chegaria a ter tantos casos quanto na Europa? Grande engano!

 

Nem precisa avisar que a situação tem tudo para se repetir. Cabe às pessoas tomarem consciência do risco, se protegerem de todas as formas possíveis e incentivarem que todos à sua volta façam o mesmo. Não é fácil enfrentar tudo isso de novo, mas agora é preciso aprender com o erro e não deixar que a Covid faça tantas vítimas, como fez nos últimos dois anos.

 

Fonte: https://www.dicasonline.com/aumento-casos-covid/ - por Priscilla Riscarolli


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc