Você já ouviu falar em Turismo Cemiterial?

Esta é uma prática que nada mais é do que a integração dos cemitérios locais aos roteiros turísticos de uma cidade. Conheça os principais tipos e saiba por que atraem tantos turistas pelo planeta

Redação, 05 de Abril , 2022

Túmulos, mausoléus e lápides podem despertar emoções estranhas em algumas pessoas. Mas os cemitérios são cheios de história e vale a pena conhecer.

Os primeiros cemitérios surgiram por volta de 10.000 a.C. Foi no século 18 que os cemitérios como conhecemos se tornaram mais populares. Carregados de simbologia, hoje em dia, existe até um termo para designar quem curte passear por estes espaços: é o turismo cemiterial. 

O turismo cemiterial se caracteriza pela integração dos cemitérios locais nos roteiros turísticos de uma cidade. As lápides se tornam documentos históricos, enquanto jazigos e mausoléus podem ser considerados verdadeiras obras de arte. Os cemitérios são verdadeiros museus a céu aberto.

Se você ainda acha que cemitérios são locais macabros e perfeitos para gravar um filme de terror, pense novamente. Atualmente, existem tipos de cemitérios diferentes para agradar os mais variados desejos dos nossos entes queridos que se foram.

Neste artigo, vamos apresentar três tipos diferentes de cemitérios que são bastante comuns em todo o mundo. Você aprenderá as características de cada um e conhecerá alguns dos mais icônicos cemitérios do mundo. Confira!

Cemitério horizontal
Características principais

Tipo de cemitério mais comum que existe, o cemitério horizontal se caracteriza por ser uma área aberta com túmulos, jazigos ou placas de homenagem, sem uma padronização específica.

Esse é o tipo de cemitério mais antigo que existe e está muito ligado às igrejas católicas. Você pode notar que pequenas capelas são comuns nesses locais. Isso acontece porque, antigamente, os mortos eram enterrados ao redor das igrejas.

Por ser o tipo mais conhecido, o cemitério horizontal também é o mais presente nas obras audiovisuais. Sua variedade de jazigos e mausoléus traz um ar macabro que combina com videoclipes musicais e filmes ou séries de terror, por exemplo.

Cemitérios horizontais famosos

O Cemitério da Consolação, fundado em 1858, é o primeiro cemitério público da cidade de São Paulo. Com mais de 76 mil m², é um dos principais pontos turísticos da capital paulista. Lá estão enterradas personalidades como a artista plástica Tarsila do Amaral e o escritor Monteiro Lobato.

Ainda no Brasil, o Cemitério de Santo Amaro, em Recife (PE), também se destaca pelos jazigos e mausoléus impressionantes de figuras históricas. O cantor e compositor Chico Science e os políticos Eduardo Campos, Miguel Arraes e Joaquim Nabuco são alguns dos sepultados.

Um dos cemitérios horizontais mais famosos do mundo é o Cemitério Père-Lachaise, localizado em Paris, na França. Fundado no século 12, ocupa uma área de 440 mil m² e reúne centenas de personalidades, como o escritor Oscar Wilde e os cantores Édith Piaf e Jim Morrison.

Cemitério parque
Características principais

Mais discretos, os cemitérios parque, ou cemitérios jardins, parecem grandes campos verdes, com lápides muito discretas. Podem ter algumas árvores e outros atrativos naturais.

Neles, os caixões são enterrados na terra e não há a construção de túmulos de concreto, o que transmite um ar mais harmônico ao ambiente. 

Esse tipo de cemitério é comum em filmes norte-americanos, principalmente os que mostram mortos de guerra. Os soldados são enterrados em cemitérios parque, onde os túmulos contam apenas com uma pequena lápide branca. 

Esses cemitérios surgiram na Europa por volta dos anos 1950. No Brasil, os primeiros cemitérios parque foram fundados nos anos 1960, em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. Poucos anos depois, se espalharam para outras capitais.

Cemitérios parque famosos

O Bosque da Esperança é um dos cemitérios parque mais tradicionais do Brasil. Localizado em Belo Horizonte (MG), foi fundado em 1988 e ocupa uma área com mais de 500 mil m². Conta com vias internas asfaltadas e iluminadas, além de uma lagoa e projeto de paisagismo.

O Cemitério Nacional de Arlington, nos Estados Unidos, é um dos mais conhecidos cemitérios parque do planeta. Localizado em uma área de 642 mil m², este cemitério conta com mais de 400 mil pessoas enterradas, a maioria deles veteranos das guerras em que o país esteve envolvido.

É lá que está localizado o Túmulo do Soldado Desconhecido, uma homenagem aos restos mortais de três soldados que morreram sem identificação na 1º Guerra Mundial, na Guerra da Coreia e na 2º Guerra Mundial.

Cemitério vertical
Características principais

O conceito de cemitério vertical é mais recente, dos anos 1980, mas fundamental na história funerária. Ele foi criado para lidar com um problema que preocupa as grandes metrópoles: a falta de espaço.

O cemitério vertical é, basicamente, um prédio com diversas gavetas padronizadas. Ao invés de túmulos, os restos mortais do falecido são armazenados, ocupando menos espaço que um túmulo tradicional.

Uma das vantagens desse tipo de cemitério é que, como não há o enterro do corpo, o impacto da decomposição para o solo é inexistente.

Cemitérios verticais famosos

A cidade de Santos (SP) abriga o maior cemitério vertical do mundo. O Memorial Necrópole Ecumênica foi construído em 1983 e conta com 25 mil tumbas espalhadas por um prédio de 32 metros de altura.

O Cemitério de Yarkon, em Israel, também é um exemplo de cemitério vertical. São mais de 250 mil lóculos em uma instalação de 22 metros de altura.

A variedade dos conceitos inerentes aos tipos de cemitérios existentes no Brasil e no mundo revelam a complexidade desse tipo de ambiente, que além de ser palco da última despedida de amigos e entes queridos e homenagens com envio de coroas de flores, é um espaço recheado de história, cultura e arte. 

Os cemitérios são, inclusive, objeto de ação turística, com tours no mundo inteiro.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc