Perfume de sangue - save the date

Obra que mistura ficção e realidade e aborda romance, vinganças e mistério envolvendo Tiradentes será lançada em Divinópolis, no dia 13 de Abril

Redação, 07 de Abril , 2022

O escritor Flávio Ramos lança no próximo dia 13, na Câmara municipal de Divinópolis, o livro Perfume de Sangue. A obra de 300 páginas é um livro de ficção, mas tem uma trama que poderia de fato ter existido nos tempos do homem responsável pela Inconfidência Mineira. 

A história que se passa em Minas Gerais, no século 18, conta o embate regional entre duas mulheres fortes e marcantes que protagonizam a obra: Joaquina de Pompéu e Maria Tangará que dominavam a sociedade de Pitangui, a Sétima Vila do Ouro das Gerais e, de fato, existiram.

Joaquina conhecida pelas atrocidades cometidas contra escravos e comerciantes, mas valorizada pelo imperador e Tangará, descendente de índios e que foi marcante na alta sociedade de Pitangui.


Numa passagem de Tiradentes por Pitangui, ainda como mascate comercializando produtos, Flávio Ramos cria um encontro entre ele e Maria Tangará. Os dois se envolvem num rápido e tórrido romance que vai gerar consequências que se desdobram durante e após a Inconfidência Mineira.

A historiadora Camila Braga, que escreveu o prefácio disse que, por várias vezes o leitor se esquece que esta é uma obra ficcional e ressalta a pesquisa histórica realizada pelo autor


“São muito os dados oferecidos ao longo do livro, o que torna a experiência de leitura ainda mais instigante. Para mim, a grande diversão do livro Perfume de Sangue será justamente a de estimular o leitor a pesquisar o que é e o que não é história real.” – afirmou Camila.

 
‘Perfume de Sangue’ mostra como foram importantes nomes como: Padre Belchior, conselheiro de Dom Pedro I; Dona Hipólita, a única mulher a figurar nos Autos da Devassa como Inconfidente e entra no emblemático mistério de onde foi parar a cabeça de Tiradentes depois de ter sido condenado à morte pela Coroa Portuguesa. Depois de esquartejado, as partes foram colocadas nos locais onde ele falou sobre a ideia libertária. A sua cabeça, exposta no alto de um mastro em Vila Rica (atual Ouro Preto) foi roubada e ninguém soube onde ela foi parar. No entanto, conta uma lenda mineira que a cabeça de Tiradentes foi enterrada em Quartel Geral, cidade do centro-oeste do estado, próxima a Pitangui. 

 
Editado pela Gulliver, ‘Perfume de Sangue’ já está à venda nos sites das principais livrarias do Brasil. 

 

 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc