Vantagem de Lula para Bolsonaro está “dissolvendo” rapidamente!

Habacuque, 07 de Abril , 2022

Alguns setores da “grande mídia” estão, a todo custo, tentando esconder uma realidade que está posta sobre o cenário político brasileiro: a seis meses da eleição, a vantagem que o ex-presidente Lula (PT) acumulou durante a pandemia para o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) está “dissolvendo” rapidamente. Para este colunista não é exagero pontuar que, sem qualquer mudança de rota, pelo menos até o início da campanha eleitoral já teremos um empate técnico consolidado, com o risco de Bolsonaro abrir leve vantagem.

A constatação é que setores da Esquerda, dos movimentos sociais e até da imprensa não estão conseguindo compreender essa “ascensão” de Jair Bolsonaro, inclusive na região Nordeste, onde tradicionalmente o Partido dos Trabalhadores sempre teve liderança folgada. Há algum tempo este colunista tem pontuado que a rejeição do governo federal já vinha caindo consideravelmente. As polêmicas em torno da vacinação foram superadas e a CPI da Pandemia, instituída para tentar desgastar o presidente da República, caiu em descrédito junto à população.

Nada muito “palpável” ficou comprovado contra o presidente que já reverteu todo o desgaste que acumulou com declarações polêmicas no “calor da pandemia”. Nessa quarta-feira (6), dois levantamentos nacionais comprovam essa “mudança no cenário político”: enquanto o Instituto Paraná Pesquisas ratifica a redução da diferença para Lula, o Instituto Gerp já “carimba” o empate técnico. E, diga-se de passagem, muito também passa pelas atuais “declarações polêmicas”, desta vez do ex-presidente Lula, sobre temas como Aborto, Classe Média, Guerra da Ucrânia e o Congresso Nacional.

Lula tem se revelado “vingativo” e estaria ansioso para “dar o troco” nos adversários. Segundo o Instituto Paraná Pesquisas, encomendado pela BGC Liquidez Distribuidora de Títulos Mobiliários Ltda, ouviu 2.020 mil eleitores de forma presencial entre os dias 31/03 e 05/04, e foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08065/2022. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Em um cenário, já sem Sérgio Moro, Lula teria 41,5% contra 35,3% de Bolsonaro. Com o ex-juiz na disputa, o petista tem 40% contra 32,7% do atual presidente.

Já o levantamento do Instituto Gerp utilizou uma amostra de 2.095 eleitores maiores de 16 anos, realizada em 148 municípios das cinco regiões do país, entre 30 de março e 5 de abril, com margem de erro de 2,18%, para mais ou para menos. Foi registrado no TSE sob o número 02346/2022. Neste caso, Lula mantém a dianteira com 37%, mas com Bolsonaro “colado” com 35%. Comparando com o mês anterior, o petista caiu 1% e o presidente cresceu 4%. E esse crescimento tem impacto direto na formação dos “palanques eleitorais” nos Estados.

Não custa lembrar ainda que, após a janela eleitoral, os partidos que mais conquistaram novos filiados na Câmara Federal foram, exatamente, o PL, o PP e os Republicanos, que apoiam Bolsonaro; já algumas legendas que fazem oposição ao governo, perderam representação no Congresso Nacional. Já dizia Magalhães Pinto e este colunista não cansa de reproduzir: “política é como a nuvem; você olha e ela está de um jeito; você olha novamente e ela já se apresenta de uma forma completamente diferente”! Cenas dos próximos capítulos...

 

Veja essa!

Nos bastidores da política sergipana não se fala outra coisa: o “burburinho” em torno da pré-candidatura de Valmir de Francisquinho (PL) ao governo. Este colunista insiste na teoria de que ele disputará um mandato proporcional, mas não nega que ele se posiciona bem no cenário político.

 

E essa!

Valmir acertou em cheio quando valoriza muito bem o seu “capital político”. Se levar a frente o projeto de Executivo, está bem posicionado e no partido do presidente da República, que evolui nas pesquisas; se recuar e buscar um mandato proporcional, está bem valorizado e com condições de ter uma eleição mais tranquila...

 

E o Alessandro?

Com o discurso de “combate à velha política”, o “delegado/senador/ interrogador” Alessandro Vieira depois de ter sua pré-candidatura à presidência preterida, e ele volta a colocar Sergipe em “segunda opção” e estaria disposto a não concorrer ao governo para apoiar Valmir de Francisquinho, que tem liderança política na região Agreste já há alguns anos. Dá para entender?

 

Alessandro com Bolsonaro?

E, como perguntar não ofende, considerando que Valmir de Francisquinho é pré-candidato a governador pelo PL do presidente Jair Bolsonaro, e existindo essa aliança com o agrupamento de Alessandro Vieira, seria exagero dizer que o senador por Sergipe, crítico ferrenho do presidente da República, já ensaia uma “reaproximação” de Bolsonaro em 2022? É coisa nessa política...

 

Federação PV/PT I

Na publicação anterior, este colunista afirmou que tinha informações sinalizando para alguns “complicadores” que poderiam inviabilizar a Federação entre o Partido Verde e o Partido dos Trabalhadores. O presidente do PV em Sergipe e membro da Coordenação nacional da Federação PV/PT/PCdoB, Reynaldo Nunes de Morais, procurou o espaço para negar a informação.

 

Federação PV/PT II

“Essa notícia não corresponde à realidade. A Federação entre PV, PT e PCdoB está consolidada a nível nacional. Essa semana a coordenação nacional, da qual faço parte, deve finalizar o estatuto e o programa. Seremos a primeira Federação a ser registrada no TSE”, explicou Reynaldo.

 

Federação PV/PT III

Este colunista explica que tomou conhecimento de complicações em Estados vizinhos, como em Alagoas e em Pernambuco; há também alguns conflitos em outras unidades da Federação. O PSB, conforme citado na coluna anterior, estava alinhado para Federalizar com o PT e a coisa desandou. Mas o dirigente sergipano assegura que a Federação sairá do papel. É aguardar! Feito o registro...

 

Emmanuel Franco

Pré-candidato a governador pelo Mobiliza 33, o empresário e professor Emmanuel Franco assegura que é o único representante do presidente Jair Bolsonaro em Sergipe. Ele vem concedendo entrevistas e garante que está preparado para governar o Estado pelos próximos quatro anos.

 

João Fontes e Denise Leal

Diante das reclamações feitas por correligionários do pré-candidato a governador João Fontes e da pré-candidata a vice-governadora Denise Leal, sobre alguns setores da imprensa no Estado, este colunista não apenas assegura aos dirigentes do PTB em Sergipe, como garante que, pelo menos neste espaço democrático, suas teses e posicionamentos terão sempre acesso e o respeito devido. Os dois também são defensores da reeleição do presidente Jair Bolsonaro.

 

Mulher na Política I

Com o olhar voltado para uma maior participação das mulheres na política, a presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica de Sergipe (ABMCJ-SE), Ana Lúcia Aguiar, filiou-se ao Partido Social Democrata (PSD). Para celebrar a parceria, a advogada e várias representantes da advocacia sergipana se reuniram com o pré-candidato ao Governo do Estado, o deputado federal Fábio Mitidieri.

 

Mulher na Política II

Como um dos grandes líderes do partido, Fábio Mitidieri endossou a filiação de Ana Lúcia e destacou a importância de haver uma maior presença feminina nos espaços de poder. “Precisamos de mais mulheres nos cargos políticos. Entendo as dificuldades que passam, mas aqui no PSD todas têm o reconhecimento que merecem. Tanto é assim que, das seis deputadas estaduais na Assembleia Legislativa de Sergipe, quatro são do nosso partido. Esperamos que esse número cresça e contamos com a contribuição de Ana Lúcia para isso. É um grande nome para disputar qualquer cargo”.

 

Mulher na Política III

Ana Lúcia agradeceu a recepção e falou sobre sua filiação à agremiação política. “É extremamente importante termos voz, vez e assento nas discussões. Porque não adianta só termos voz e sermos ouvidas, mas não haver oportunidade de efetivamente participarmos dos debates públicos e sociais. Por isso, me filiei ao PSD, porque Fábio, como nosso pré-candidato a governador, está oportunizando nossa presença e dando condições de uma disputa igualitária”.

 

Falando nele

A Caravana Caminhos de Esperança, organizada pelo PSD e conduzida pelo deputado federal e pré-candidato ao Governo do Estado, Fábio Mitidieri, segue nesta sexta-feira (8) para o sertão sergipano. O município de Nossa Senhora da Glória, há 126km de Aracaju, foi escolhido para sediar o evento. Na véspera, Fábio estará percorrendo os demais municípios da região.

 

Fábio Mitidieri I

“Quero conversar olho no olho. Ouvir do sertanejo suas necessidades e anseios. Em Graccho Cardoso vou bater um papo com o povo das imediações da Orla da Barragem; estarei participando de assinatura de ordem de serviço de pavimentação para Gararu e Porto da Folha; em Glória vou conversar com os produtores de queijo”, destacou Mitidieri.

 

Fábio Mitidieri II

A agenda de Fábio no sertão não para por aí. “Em Poço Redondo vou dialogar com os produtores de leite. No município de Porto da Folha participarei da inauguração de um ginásio de esportes fruto de emenda do nosso mandato. Quero estar com as pessoas, ouvir o que elas propõem para Sergipe continuar avançando”, disse o pré-candidato.

 

O encontro

O ponto alto da Caravana vai congregar todas essas pessoas e ideias no evento a ser realizado nesta sexta-feira, a partir das 14h, no espaço Boteco do Sertão. “Nossa caminhada pela região vai nos reunir em Nossa Senhora da Glória, juntos, vamos discutir o melhor caminho para fortalecer ainda mais a esperança das famílias sertanejas. Quero que elas venham guiar essa transformação e façam parte desse projeto ao lado do PSD”, reforçou Fábio Mitidieri.

 

Ricardo Marques I

Foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal de Aracaju uma moção de apelo de autoria de Ricardo Marques (Cidadania) apelando ao prefeito Edvaldo Nogueira para que adote as providências necessárias para a realização do processo de licitação para a prestação e exploração do serviço de transporte coletivo de passageiros de Aracaju. 

 

Ricardo Marques II

O povo de Aracaju não aguenta mais pagar uma passagem cara e ter uma péssima prestação de serviço. Segundo Ricardo Marques parte da frota está sucateada e muitas linhas estão sendo retiradas sem aviso prévio, deixando os passageiros sem o transporte.

Ricardo Marques III

Na semana passada, Ricardo Marques convidou os colegas da Comissão de Transportes da Câmara para conhecer como foi feita a licitação do transporte público de Maceió. O objetivo foi ver um modelo para que a prefeitura de Aracaju tenha como base. Para o vereador somente com a licitação o problema do transporte de Aracaju começará a ser resolvido, pois trará ordenamento jurídico para o sistema, com direitos e deveres que deverão ser cumpridos pelas empresas vencedoras e também pelo poder público.

 

Maria do Carmo I

Entusiasta da participação da mulher na política e em condições de igualdade para estar do processo eleitoral, a senadora Maria do Carmo Alves (DEM) revelou a sua satisfação em ver promulgada a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 18/21) que inclui na Constituição regras para candidaturas femininas. “O Congresso se reúne nesta terça-feira, no final da tarde, para fazer a promulgação de uma matéria que, para nós mulheres é muito cara, pois sabemos como é complexa essa presença feminina no cenário eleitoral, dada a dificuldade que muitos partidos impõem no que diz respeito à garantia de direitos”, salientou.  

 

Maria do Carmo II

Aprovada pelos deputados na última quarta-feira (30), a PEC 18/2021 inclui na Constituição Federal, regras de leis eleitorais determinando a aplicação de percentuais mínimos de recursos do fundo partidário nas campanhas de mulheres e em programas voltados à participação delas na política. O texto prevê, também, a concessão de anistia aos partidos políticos que não preencheram a cota mínima de recursos ou que não destinaram os valores de repasses por gênero e etnia em eleições ocorridas antes da promulgação da futura emenda constitucional. A anistia envolve sanções de qualquer natureza, inclusive de devolução de valores, multa ou suspensão de repasses do fundo partidário.

 

Maria do Carmo III

Com a publicação, ressaltou Maria do Carmo, passa a constar na Carta Magna brasileira, que "a soma do fundo de financiamento e do fundo partidário destinados a campanhas eleitorais, assim como o tempo de propaganda gratuita no rádio e na televisão, que é distribuído pelos partidos às respectivas candidatas, devem ser de no mínimo 30%, proporcional ao número de inscritas no processo eleitoral”. Maria do Carmo salientou que, pela proposta, que foi aprovada em junho passado, a distribuição deverá ser realizada com base nos critérios estabelecidos, observando-se as normas estatutárias e levando em conta, também, a autonomia e o interesse partidário”.

 

Maria Mendonça I

A deputada estadual Maria Mendonça (PDT) apresentou Moção de Apelo endereçada aos senadores por Sergipe (Maria do Carmo Alves, Rogério Carvalho e Alessandro Vieira), para que votem a favor de uma Emenda proposta pelo senador Paulo Paim (PT/RS) ao Projeto de Lei 2486/2021. “A emenda proposta, que nós entendemos ser extremamente importante, é para que os profissionais, com atuação nas escolas públicas da educação básica, fiquem fora do escopo da regulamentação do Sistema do Conselho Federal de Educação Física (Confef) e os respectivos conselhos  regionais (Crefs), já existentes”, afirmou Maria, ao declarar o seu apoio à luta.

 

Maria Mendonça II

O texto estabelece as competências dos Conselhos Federal e Regionais de Educação Física, a composição, a forma de eleição, as receitas, as infrações disciplinares aplicáveis aos inscritos, além de processo administrativo. “Como têm dito as entidades que representam essa categoria, os profissionais já têm seus vínculos de trabalho regulados pela administração pública”, ressaltou Maria Mendonça. Para a parlamentar, a educação é uma questão de Estado e a sua normatização e fiscalização são de competência dos Governos, restritas à Legislação vigente e aos órgãos superiores de assessoramento do Estado, como os Conselhos Nacional, Estaduais, Municipais e Distrital de Educação.

 

Maria Mendonça III

Maria observou que o Conselho Nacional de Educação já afirmou que o exercício do magistério não deve ser fiscalizado pelos conselhos profissionais e que há o regulamento próprio de ensino, considerando que, por esses profissionais estarem nos sistemas públicos de educação e serem enquadrados, via de regra, como trabalhadores concursados, inseridos na educação básica pública, devem o exercício profissional regulamentado por legislações próprias da educação. “A Emenda do senador Paulo Paim visa tão somente corrigir essa possível falha de competência material para legislar sobre esses profissionais”, destacou.

 

Joaquim do Janelinha I

Dando início às comemorações de aniversário doa 40 anos do conjunto Augusto Franco, localizado no bairro Farolândia, o vereador por Aracaju, Joaquim da Janelinha (PROS), se reuniu com os representantes dos times: Canabis, Guerreiros, Augusto Franco e Alan Esporte Net; com o objetivo de organizar o 1º torneio de futebol: Augusto Franco, 40 anos. 

 

Joaquim do Janelinha II

“Organizado pelo amigo Enoque, ex-atleta de futebol e morador do conjunto, e contando com o nosso total apoio, o evento ficou agendado para o próximo dia 21, no Campo do Barroso”, disse Joaquim que ainda enfatizou para que todos fiquem de olho nos informativos das suas redes sociais oficiais.

 


Emília Corrêa I

A partir de agora, os vereadores (as) de Aracaju só poderão usar imagens/vídeos na Tribuna se eles forem encaminhados à Diretoria de Comunicação do Legislativo Municipal com antecedência de 48h para liberação sob pena da retirada do material, do ar, durante a exibição na Sessão, caso isso não seja cumprido. Após conhecimento, o comunicado foi imediatamente questionado no Plenário pela vereadora Emília Corrêa (Patriota) que criticou a censura.

 

Emília Corrêa II

“Isso é realmente complicado. Não existe. Os fatos da política que eu queira pontuar podem ter acontecidos à noite, ou logo cedo, e eu, tendo direito a fala, posso querer pontuar na Tribuna e se tiver um vídeo interessante para ilustrar eu não vou poder usá-lo por que não está na regra das 48h de antecedência? ”, declarou Emília. De acordo com a oposicionista, essa conduta além de ser um exemplo explícito de censura, prejudica o trabalho do parlamentar.

 

Emília Corrêa III

“Há outra definição para não dizer que estamos sofrendo censura? E, digo mais, não é através de comunicação interna que deveriam enviar algo desse teor, mas, sim, através de Ato, depois de um estudo, porque enquanto representantes do povo, temos o direito de explanar qualquer assunto na Tribuna. Por isso, peço que gentilmente isso seja verificado. Trata-se de algo que vai prejudicar diretamente bastante nosso trabalho.  Essa informação nos chegou através de comunicado enviado à nossa equipe de assessores de comunicação, mas as coisas não se resolvem assim”, finalizou.

 

Arrocha Folia I

Aracaju vai receber o encontro de grandes nomes do arrocha na atualidade com o Arrocha Folia” no dia 29 de abril no Gonzagão com Thiago Aquino, Gabriel o Príncipe e Rafinha O Big Love. Estourado em todo o Brasil, o cantor baiano Thiago Aquino aos 26 anos vive o maior momento da sua carreira e é o artista mais ouvido na plataforma Sua Música com mais de 55 milhões de plays. Ele foi campeão do prêmio “Sua Música de Verão” e seu álbum mais recente, o “Só Pedrada” é um dos discos mais ouvidos da plataforma no último mês. 

 

Arrocha Folia II

O Arrocha Folia é mais um evento da Folia Entretenimento, que em dezembro realizou o Verão Folia com uma megaestrutura e a participação de artistas nacionais como Jorge e Mateus e Nattan e em março realizou o Bloquinho da Folia com Felipe Amorim. A produtora segue com uma agenda recheada de atrações durante todo o ano. Os ingressos para o evento já estão no segundo lote e o valor é de R$ 40. Os pontos de venda são Bob Imports no Centro, Urbano e Farmácia Moura no Augusto Franco e Boteco Nosso Clube no Santa Maria.

 

Pagotrap I

Aracaju vai receber a 1ª edição do Pagotrap neste sábado (9), e a principal atração da festa é o rapper carioca Delacruz que é um dos nomes mais fortes do rap nacional atualmente e vai se apresentar pela primeira vez no estado. Para embalar a mistura de ritmos, O Maestro e a banda Kamasutra, ambas da Bahia, e o Dj Marraia. O evento será na Arena Galvão, que fica na Rodovia dos Náufragos, no Mosqueiro e inicia a partir das 21h. 

 

Pagotrap II

Os ingressos estão no terceiro lote. O valor da arena é de R$ 80 e a área vip R$ 130. Os pontos de venda são as lojas Litoral 655 (Centro), Soul Tatto (Santo Antônio), Cg Aju Importados (Orlando Dantas), Brenno Marcas (Conj. João Alves), Loja Conflitos (Bugio), Studio Júnior Tatto (Farolândia) e online através do www.sympla.com.br

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com  e habacuquevillacorte@hotmail. com

 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?