Unidades móveis Saúde Mulher e OdonSesc chegam em Boquim

Exames gratuitos de Mamografia e Papanicolau (lâminas), além de tratamento odontológico

Redação, 08 de Abril , 2022

A diretora regional do Sesc, Aparecida Farias e o prefeito da cidade de Boquim, Eraldo de Andrade, assinaram na última terça-feira, os convênios de funcionamento das unidades móveis Sesc Saúde Mulher e OdontoSesc no município.

As Unidades, instaladas na Praça da Bíblia, localizada no centro da cidade, têm a finalidade de realizar gratuitamente e em período pré-determinado, exames de Mamografia e Papanicolau (lâminas), além de tratamento odontológico.

A Unidade OdontoSesc é composta por uma carreta com quatro consultórios odontológicos, equipados com aparelho de radiografia, ultrassom dentário, fotopolimerizadores, barreiras estabilizadoras de ar, cubas ultrassônicas, autoclaves para esterilização de equipamentos, ar-condicionado e elevador para acesso de portadores de deficiência. Diariamente são realizados serviços de raio-x, extração dental, profilaxia, periodontia, restauração dentária e aplicação tópica de flúor, durante o período de permanência na cidade. 

Já a Unidade Saúde Mulher visa elevar a qualidade de vida da população, proporcionando o rastreamento do câncer de mama e do colo do útero, aliado as ações preventivas de educação em saúde. Os exames são agendados pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde e os laudos da mamografia são emitidos pelo Hospital de Câncer de Barretos, São Paulo, referência nacional em tratamento oncológico. 

A estrutura da Unidade consiste em consultório para a realização de exames, sala de Mamografia, composta pelo mamógrafo digital 3D, que possibilita imagens em alta definição e permiti a detecção precoce de lesões em estágios iniciais. A Unidade também dispõe de elevador plataforma para deficiente físico.

A diretora do Sesc destacou a transformação social promovida pela instituição através das suas ações na área de promoção à saúde e prestação de serviços de qualidade para a população, valorizando a inclusão social.

O prefeito Eraldo Andrade também destacou a importância do trabalho realizado pelas unidades móveis do Sesc e agradeceu a instituição pela parceria e os relevantes serviços prestados à população de Boquim. “O município sozinho tem dificuldades de atender a população, mas com parcerias como essa, podemos fazer um trabalho ainda melhor para a população”, ressaltou o prefeito Eraldo de Andrade.

“Que bom que as pessoas do interior, as mais humildes, estão podendo receber atendimento. Eu nunca tive condições de ter tratamento com dentista, agora fui atendida de graça e com qualidade. Não poderia perder essa oportunidade. Vim do povoado Miguel dos Anjos e fui bem recebida pela equipe do Sesc e da Prefeitura”, disse a dona de casa, Iranilda Falcão Fontes.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc