"Aracaju só possui um cemitério com licença ambiental", alerta Breno Garibalde

Noticias, 26 de Abril , 2022

 


O vereador Breno Garibalde usou a tribuna da Câmara Municipal na manhã desta terça-feira (26), para chamar a atenção sobre a falta de licenciamento ambiental dos cemitérios de Aracaju e o necrochorume, que está atingindo os lençóis freáticos. Esse líquido é proveniente da decomposição dos cadáveres e, se o cemitério não atender às legislações ambientais, são causados sérios riscos à saúde pública e ao meio ambiente.

“Os outros cemitérios aracajuanos não possuem licença porque foram construídos antes da existência das legislações ambientais. Mas a gente não pode simplesmente continuar fingindo que o problema não existe, ele é real e está afetando diretamente a saúde das pessoas e o nosso meio ambiente”, afirmou Breno.

O parlamentar também alertou que o problema fica ainda maior na Zona de Expansão, que compõe 40% do território de Aracaju e não possui nenhum cemitério regulamentado.

"Por lá, a população utiliza muito os poços artesianos, que podem ser muito afetados com esse lençol freático contaminado. A gente também sabe que parecias-me cemitérios clandestinos, o que só agrava o problema. Então, as pessoas podem estar bebendo água contaminada e a gente não pode fechar os olhos para isso. Além de ser um problema ambiental e de saúde pública, é uma questão de sensibilidade com o próximo", alertou Breno.

Foto: César de Oliveira


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc