Quem será pré-candidato (a) a vice ao lado de Valmir de Francisquinho?

Emília Corrêa e Zé Franco são os nomes mais cogitados até o momento

Redação, 02 de Maio , 2022 - Atualizado em 02 de Maio, 2022

Em uma coletiva de imprensa realizada na manhã de hoje, 02, no Contiguiba Esporte Clube, em Aracaju, Valmir dos Santos Costa, conhecido como Valmir de Francisquinho, anunciou que será pré-candidato ao Governo de Sergipe nas eleições 2022.

Na ocasião, ele chegou a ser questionado sobre quem seria seu (sua) vice, mas não citou ninguém, deixando o questionamento em aberto.

A pergunta do momento é: quem será o (a) pré-candidato (a) a vice-governador (a) na chapa do itabaianense? Até o momento nem Valmir nem o PL (Partido Liberal) confirmaram o nome de quem irá integrar a pré-candidatura, porém dois nomes estão sendo cogitados pela população.

O primeiro nome seria o da lagartense Emília Corrêa, atualmente vereadora de Aracaju. Já o segundo nome seria o do aracajuano e ex-deputado estadual Zé Franco.

Agora é aguardar o anúncio oficial sobre quem irá pleitear o cargo ao lado de Valmir.

Quem é Emília Corrêa?

Emília Corrêa Santos é Lagartense e tem 57 anos. É Defensora Pública aposentada, comunicadora de rádio e Tv, vereadora reeleita por Aracaju e Presidente da Procuradoria da Mulher na Câmara de Vereadores de Aracaju.

Emília foi Corregedora Geral e Secretária Geral da Defensoria Pública do Estado de Sergipe, Presidente do Tribunal de Ética e Conselheira da OAB/SE. Também foi professora de Direito Constitucional na UNIT.

Em 2016 se elegeu com 3.652 votos, ficando entre os 15 vereadores mais bem votados. Em 2018 foi candidata a uma das vagas Deputada Federal por Sergipe, obtendo 52.921 votos, a sexta mais bem votada no Estado, mas não assumiu por conta da legenda. Em 2020 foi reeleita vereadora com 5.025 votos, sendo a 2ª mais votada em Aracaju.

Quem é Zé Franco?

O aracajuano José do Prado Franco Sobrinho, tem 66 anos e possui uma trajetória política conhecida entre o povo sergipano.

Zé Franco iniciou sua vida pública em 1982 como prefeito de Areia Branca, onde administrou o município até 1988. Em 1990 foi eleito Deputado Estadual por Sergipe. Já em 1992 foi eleito prefeito de Nossa Senhora do Socorro. Sendo eleito novamente no município em 2000, onde também foi reeleito e permaneceu no cargo até 2008.

Em 2010, Zé Franco concorreu novamente ao mandato de deputado estadual e foi eleito com 25.424 votos. Foi o 4º Secretário e exercia a função de vice-presidente na Casa, chegando a ser também presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe.

Decisão

Segundo o Calendário Eleitoral 2022, dia 05 de agosto é o último dia para a realização de convenções pelos partidos políticos e pelas federações destinadas a deliberar sobre coligações e a escolher candidatos a presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal e deputado estadual e distrital, conforme a Lei nº 9.504/1997, art. 8º, caput e Res.-TSE nº 23.609/2019, art. 6º.

 

Por: Marielle Rocha


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc