Filarmônica de Itabaiana mantém tradição de mais de 200 anos

A instituição atende alunos oriundos do ensino fundamental e médio e oferece aulas de iniciação musical, prática de conjunto em orquestras, bandas, grupo de violão, flauta doce, piano e percussão a moradores do Agreste Sergipano

Redação, 04 de Maio , 2022

A Filarmônica Nossa Senhora da Conceição tem mais de 200 anos de história e atende 300 jovens que tiveram a vida transformada por meio da música. A Energisa em Sergipe apoia a Filarmônica desde 2020 por acreditar na importância social e de inclusão do projeto.

A instituição atende alunos oriundos do ensino fundamental e médio e oferece aulas de iniciação musical, prática de conjunto em orquestras, bandas, grupo de violão, flauta doce, piano e percussão a moradores do Agreste Sergipano.

A aluna Aryel Kaylanne Santos Andrade, 18 anos, conheceu a Filarmônica por indicação de um amigo. Para Aryel, o projeto promoveu o seu acesso à música de forma gratuita. “O projeto tem uma relevância grande por causa, principalmente, da disponibilização de aulas gratuitas para as pessoas que não têm acesso ao ensino musical. O projeto também foi importante, pois me ajudou a ter senso de responsabilidade (como nas apresentações) e a desenvolver novas habilidades (como a turma de lutheria)”, conta.

O professor de violoncelo e regente de Orquestra, Clodoaldo Nunes Silva, ministra aula na Filarmônica há cinco anos e ajuda na formação desses jovens que fazem parte do projeto. Segundo o professor, muitos monitores já estão fazendo faculdade de música e lecionando na instituição.

“Temos alguns alunos (monitores) que já estão fazendo faculdade de música e lecionando em nossa instituição. Aqueles alunos que se desenvolvem mais, são observados pelos professores e são indicados para eventual quadro de professores. Outros alunos que saíram do próprio estado para buscar Orquestras ou faculdade no exterior”, ressalta Clodoaldo.

Como participar do projeto?

Para fazer parte do projeto, precisa ter de 7 a 18 anos e levar a documentação necessária (xerox do RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3x4). Quem for menor de idade, além dos seus documentos precisa levar a xerox do RG e CPF do responsável. Os interessados podem procurar a Filarmônica na Rua Monsenhor Eraldo Barbosa, anexo ao CEMB para mais informações ou entrar em contato por meio do telefone 3431-4313.

Apoio da Energisa

A Energisa em Sergipe, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, conhecida como Lei Rouanet, apoia a Sociedade Filarmônica Nossa Senhora da Conceição desde 2020. Além de distribuir energia, a Energisa estimula e apoia manifestações artísticas, produção cultural e projetos socioambiental, incentivando o acesso à arte e ao entretenimento em Sergipe.

Para o vice-presidente da Sociedade Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, Valtênio Alves de Souza, o apoio da Energisa é muito importante para manter as atividades da instituição. “A importância desse patrocínio da Energisa significa manter uma tradição de 276 anos de atividade. Este patrocínio veio salvaguardar esta instituição que representa a maior expressão cultural do nosso município e de Sergipe. O impacto social vem no que diz respeito a musicalizar crianças e adolescentes, ocupando o tempo ocioso com a inclusão social e transformando em cidadãos que mais tarde venham exercer o seu papel na sociedade. Muitos deles têm se tornado músicos, professores, estudantes do curso de licenciatura em Música, músicos em corporações militares e orquestras sinfônicas espalhado por todo país”, ressalta Valtênio Alves de Souza.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc