Quatro PM's são detidos transportando 77 kg de ouro em rodovia

Carga de procedência duvidosa foi apreendida em dois carros na rodovia Castello Branco, depois de chegar a Sorocaba em um avião;

Redação, 05 de Maio , 2022
Foto: Polícia Federal

 

A Polícia Federal apreendeu 77 quilos de ouro sem procedência conhecida na tarde desta quarta-feira (4), em Sorocaba (SP). O valor da apreensão soma cerca de R$ 23 milhões, segundo a PF. Seis pessoas que faziam o transporte foram detidas - quatro delas são policiais militares, um deles da reserva.

Dois dos policiais são da Casa Militar, órgão do gabinete do governador de São Paulo responsável pela segurança do Palácio dos Bandeirantes, entre outras atribuições.


A PF abriu inquérito para averiguar se houve prática dos crimes de usurpação de bens da União e receptação dolosa. Segundo documentos apreendidos, a carga de ouro saiu do Mato Grosso e Pará.
 
Segundo apuração do g1, os nomes dos detidos são:

Marcelo Tasso (tenente-coronel PM da Casa Militar)
Gildsmar Canuto (sargento PM da Casa Militar)
Douglas Cristiano Burin (soldado PM)
Marcelo Dantas (sargento PM, atualmente na reserva)
Wilson Roberto de Lucca
Marcos Pereira dos Santos

Em nota, a Casa Militar, que afastou os policiais assim que soube do caso. Tanto a Casa Militar quanto a Secretaria de Segurança Pública informaram que um dos policiais envolvidos na ocorrência está afastado do trabalho desde o final do ano passado e que o caso foi encaminhado para apuração da Corregedoria da Polícia Militar.
O tenente-coronel Tasso afirmou em nota que o ouro transportado estava "devidamente documentado" e que "nada de ilegal foi constatado" na fiscalização e ninguém foi indiciado.
 
Questionado sobre o caso, o governador Rodrigo Garcia disse que irá aguardar o fim da apuração da Corregedoria para se pronunciar. os veículos, as equipes encontraram três malas com barras de ouro, totalizando 77 quilos. Uma quarta mala com diversos documentos também foi apreendida.

Os seis detidos foram levados à delegacia da PF em Sorocaba, onde foram ouvidos e liberados. O metal foi encaminhado para perícia em laboratório da PF.


A PF também informou que o avião foi apreendido. A aeronave é objeto de sequestro criminal em outro inquérito policial. As circunstâncias da utilização proibida da aeronave serão apuradas.

 

Por: G1


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc