Colégio Estadual Murilo Braga ganha novo laboratório interativo de Química

Noticias, 05 de Maio , 2022

 


Com o intuito de incentivar a realização de atividades práticas em ciências no ambiente escolar, o Colégio Estadual Murilo Braga, localizado no município de Itabaiana, Agreste Central do estado, passa a contar com um novo espaço educativo: o Laboratório Interativo de Química, que é resultado de projeto desenvolvido pelos professores de Química da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Nirly Araújo dos Reis e João Paulo Mendonça Lima. A proposta foi contemplada no edital nº 05/2019 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI).

Segundo a professora Nirly Araújo, um dos objetivos da ação era revitalizar o laboratório de Química/Biologia do colégio e transformá-lo em um ambiente interativo para realização de experimentos. “O projeto é intitulado ´Laboratório interativo de Química: uma possibilidade de articulação entre oficinas de experimentos e feira de ciências no Agreste sergipano´, e ontem fizemos a inauguração do espaço lá na escola. Para a abertura do espaço contamos com a presença dos coordenadores, direção da escola, professores, vice-reitora da UFS, bolsistas de projetos no curso de Química e estudantes da escola”, disse a coordenadora do projeto.

Ela ainda explicou como o espaço é constituído. “O laboratório do Murilo Braga é um amplo espaço comum com vidrarias e bancadas de laboratório. Nele é possível realizar atividades práticas de ciências (Química e Biologia), como experimentos químicos e biológicos, atividades com uso de aparelhos científicos, microscópicos, manipulação de vidrarias etc. O que fizemos foi tematizar esse espaço, tornando-o mais atrativo e interativo para a comunidade escolar, a fim de fortalecer sua utilização na escola e estimular a parceria com a UFS, por meio de oficinas de experimentos químicos. Nossa ideia futura seria transformar aquele espaço quem sabe em uma futura CCTECA ou um espaço de divulgação científica interativo para toda a comunidade escolar e, quem sabe, externa”, disse Nirly Araujo.

O projeto conta com a participação de dois bolsistas estudantes de Química da UFS, os alunos Íris da Cruz Macedo e José Almir de Goes Júnior; seis bolsistas de Iniciação Científica do colégio, os estudantes do ensino médio Adriele Lima Santos, Adriely Silva de Jesus, Eduarda Góis de Jesus, Evelyn de Jesus Silva, Flávia Maria Alves dos Santos e Paulo Henrique de Jesus Santos, além de parceria com a direção e professores de Química do Murilo Braga.

Para a aluna Evelyn de Jesus, participar dessa iniciativa tem sido gratificante. “Poder fazer parte de um projeto de escola foi o que eu sempre quis e hoje consegui realizá-lo. Com esse projeto pude desenvolver meu trabalho em equipe, aprender sobre a química de forma divertida, me fazendo gostar mais da matéria. Ontem no dia da inauguração do laboratório eu estava nervosa, mas consegui manter a minha performance e fazer o que esperavam de mim. Foi gratificante ver o resultado de todo o nosso esforço, com o laboratório pronto e dando tudo certo na inauguração. Foi a alegria do meu dia ver que eu pude fazer parte da história do Murilo e que o laboratório poderá ser utilizado a partir de agora”, declarou.

A diretora do Colégio Estadual Murilo Braga, professora Edilma Machado de Oliveira, destacou a importância do laboratório e a parceria com os professores da universidade. “É mais um forma de oportunizar a melhoria do ensino na nossa escola, especialmente no que se refere às atividades práticas científicas. A gente percebe que iniciativas como essa motivam nossos alunos porque ampliam o conteúdo da sala de aula para o ambiente lúdico e interativo”, finalizou.

Por: ASN


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc