Mães enfrentam jornada dupla para obter diploma de Ensino Superior

Redação, 06 de Maio , 2022

Levantar cedo, cuidar da casa, arrumar os filhos para a escola, ir para o trabalho e ainda conciliar todas estas tarefas com o estudo. Essa é a rotina de muitas mães brasileiras que, mesmo diante dos obstáculos, reúnem forças suficientes para enfrentar a dupla jornada e não desistir de um único objetivo: concluir um curso superior.

Segundo a pesquisa "Mercado de Trabalho: conjuntura e análise", publicada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a elevação da participação feminina no mercado de trabalho configura-se como um dos fenômenos mais marcantes ao longo das últimas décadas. Ainda assim, as atividades dedicadas aos afazeres domésticos recaem majoritariamente sobre as mulheres, o que traz consequências ainda mais significativas para as mães, principalmente àquelas que almejam conseguir um diploma superior. 

 A assistente administrativa da Universidade Tiradentes do Polo EAD em Arapiraca (AL), Sandra Regina Cunha Viana, tem uma rotina parecida. Sandra é uma das muitas mães presentes na Universidade, sejam elas alunas, professoras, colaboradoras, gestoras ou egressas, como é o caso dela. Graduada em Recursos Humanos, encontrou no Ensino a Distância (EAD) a oportunidade perfeita para a efetivação de um sonho que, muitas vezes, parecia distante. 

“Trabalho desde 2015 na Universidade Tiradentes como assistente administrativa. Sempre tive vontade de concluir um curso superior, no entanto, as dificuldades do dia a dia como casa, trabalho, estudo e cuidar dos filhos me faziam desistir. Em 2019, junto com meu esposo, iniciei o curso de graduação em Gestão de Recursos Humanos, e com apoio mútuo concluímos em 2021, ambos nos formamos na Unit”, conta. 

Junto com a conclusão do curso surgiram os bons frutos. Formada em Recursos Humanos, Sandra atua como assistente administrativa na instituição em que se formou, e, assim, pôde colocar em prática todo o conhecimento adquirido durante a graduação. “Minha formação ajudou de forma significativa nas resoluções de problemas rotineiros, tanto com meus pares colaboradores, como também com o atendimento ao público.Na prática consigo visualizar os percalços e resolvê-los de forma mais eficiente”, afirma.

Os obstáculos concretos, como a dupla jornada e o cansaço físico, encontraram um problema ainda maior: a pandemia. “Em tempo de pandemia, trabalhava em Home Office e acompanhava as crianças nas aulas online, terminando a jornada de trabalho às 22 horas, chegando em casa às 23 horas. Sempre precisei arrumar um tempinho para me dedicar aos estudos que a graduação exigia”, ressalta Sandra, que sempre viu na graduação superior o primeiro passo para uma transformação de vida. 

O esforço e garra de Sandra para conseguir atingir os seus objetivos são princípios e formas de ensinar aos seus filhos, Anne Beatriz, de 08 anos, e João Pedro, de 06 anos, a nunca desistirem dos estudos. “Acreditem sempre nos seus sonhos e façam acontecer, pois é através da realização pessoal que alcançamos os melhores resultados. Não é fácil, mas é possível e muito recompensador saber que hoje sou formada no ensino superior. Tenho muito orgulho de mim mesma e agradeço a Universidade Tiradentes por me proporcionar essa oportunidade”, finaliza.

Asscom Unit


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc