Cientistas desenvolvem painéis solares transparentes que podem substituir as janelas

Noticias, 08 de Maio , 2022

 


Segundo os cientistas, os novos painéis solares transparentes terão potencial de transformar cidades de grandes consumidores de energia em fornecedores de energia em um instante, e podem inaugurar uma nova era de revolução da energia limpa

Em um momento em que o mundo luta por um futuro de baixo carbono para conter os efeitos das mudanças climáticas, a energia solar certamente deve ser um de nossos aliados mais fortes. Cientistas da Universidade Estadual de Michigan estão tentando provar até que ponto as tecnologias dos painéis solares transparentes são viáveis. Com o uso de um painel solar transparente, seria possível gerar eletricidade a partir de janelas de escritórios, casas, tetos solares de carros e até mesmo smartphones.

Os painéis solares transparentes são uma tecnologia de ponta que capta e utiliza a energia luminosa através de janelas ou qualquer superfície de vidro, independentemente do ângulo. Tem potencial para ser um divisor de águas na expansão do alcance da energia solar.

Em termos de engenharia, os pesquisadores criaram vários meios de tecnologia solar transparente. No entanto, a maioria deles funciona mais como concentradores solares transparentes, o que significa que são feitos para absorver certos comprimentos de onda de luz ultravioleta e infravermelha que não são visíveis a olho nu e transformá-los em energia capaz de alimentar dispositivos eletrônicos.

por Valdemar Medeiros / clickpetroleoegas


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc