Veja quais multas podem virar advertências com a nova lei de trânsito segunda nas alterações no CTB (Código de Trânsito Brasileiro)

Noticias, 08 de Maio , 2022

Foto: Google 

 


Algumas mudanças no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) incluíram novos mecanismos para penalizar os motoristas e ainda gerar confusão, como a regra que permite que a multa seja convertida automaticamente em advertência.
 

 


Quando a infração for de natureza média ou leve, o motorista não precisará pagar a multa, e não terá os pontos adicionados na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Em vez disso, receberá automaticamente um aviso por escrito.

 


Mas para isso, o motorista não pode ter outras infrações ou avisos nos últimos 12 meses. Em caso de reincidência, a cobrança da multa e dos pontos serão aplicados normalmente na carteira.

Antes da nova legislação já era possível recorrer a essa medida, mas tudo dependia do veredicto da autoridade de trânsito em resposta ao pedido do motorista. Agora a conversão da multa para o aviso é automática.

 


Segundo o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, essa lei, juntamente com outras, visa a educação no trânsito e visa "privilegiar bons motoristas e penalizar maus motoristas".

 


Vale lembrar que as infrações de natureza média custam R$ 130,16 e somam 4 pontos da carteira, enquanto as de natureza leve custam R$ 88,38 e acumulam 3 pontos do documento do motorista.

Multas de natureza leve que podem se tornar avisos:

 


 

    Pare em uma faixa de pedestres
    Estacionamento no ombro incha
 Pare em camas centrais e divisórias de pista de rolamento
    Pare na calçada
    Pare nas ilhas ou refúgios
    Pare em desacordo com as posições estabelecidas no CTB
    Estacione ou pare longe da guia da calçada (meio-fio) de 50cm a 1m
    Dirigir sem atenção ou sem os cuidados de segurança necessários
    Faça ou permita reparos no veículo em via pública — exceto nos casos em que houver um impedimento absoluto para a remoção do carro, e ele está devidamente marcado;
Estacionar na esquina dificulta a conversão de outros carros e é considerado infração média
Estacionar na esquina dificulta a conversão de outros carros e é considerado infração média.
 

 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc