Reconhecimento a José Costa pelo trabalho como professor de educação física em Sergipe

Jose Costa, 10 de Maio , 2022

     Na vida profissional, nada é mais gratificante do que a pessoa ser reconhecida e receber uma homenagem por seu trabalho ainda em vida. Há 42 anos, trabalho como Professor de Educação física em colégios de Itabaiana e Aracaju. Ao longo dessa jornada, recebi algumas homenagens, as quais gostaria de compartilhar com os amigos, entre elas:   

 

     Em novembro de 1987, fui ao gabinete do Secretário de Estado do Esporte e Lazer, Jornalista Leó Filho, para solicitar a premiação do campeonato interno de basquete em comemoração ao 38º aniversário do CEMB, que prontamente atendeu o meu pedido, mas ressaltando que as medalhas e troféus seriam entregues posteriormente. Alguns dias depois, a assessoria do secretário me telefonou avisando que o mesmo estaria presente no encerramento do campeonato para entregar a premiação às equipes vencedoras.

 

     Na tarde de sábado, 28 de novembro, véspera do aniversário do colégio, o secretário chegou com seus assessores na quadra do CEMB e assistiu à partida final do campeonato, em que a equipe do Monte Líbano venceu o Sírio pelo placar de 78 a 73, com um bom público presente ao local. Ao iniciar a premiação, o secretário pediu a palavra e comunicou que como presidente do Conselho Regional de Desportos do Estado de Sergipe gostaria de entregar a mim um Voto de Louvor, que tinha sido aprovado em sessão plenária por sua indicação pelos meus serviços prestados ao basquete de Itabaiana. Recebi o Voto de Louvor e após os meus agradecimentos realizamos a premiação. Infelizmente das fotos tiradas com a minha máquina, que não era das mais modernas na época, a foto da entrega do Voto de Louvor queimou restando apenas a foto do jogo.

 

     Em 1987, recebi a homenagem da Federação Sergipana de Basquetebol pelo trabalho que vinha realizando ao longo dos anos e desenvolvendo a comunidade itabaianense através do basquetebol.

 

     Em 21 de outubro de 2008, a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe durante o Encontro Estadual de Educação Física me homenageou com uma placa ao qual dizia: “Ao servidor José Costa os cumprimentos da SEED de profícuo trabalho, durante os quais mostrou senso de inigualável senso de responsabilidade, determinação, respeito aos colegas e alunos”.

 

     Em 1º de Setembro de 2014, o Sindicato dos Profissionais de Educação Física – SINPEFES e o Conselho Regional de Educação Física – CREF/13 homenagearam alguns professores, e entre eles, o meu nome foi lembrado para receber a homenagem pela passagem do dia ao profissional de educação física. A homenagem foi pelo meu trabalho dedicado à modalidade esportiva Basquetebol no Estado de Sergipe. Obrigado ao SINPEFES e ao CREF/13 pela homenagem aos meus 34 anos dedicados à educação de crianças e jovens do nosso Estado.

 

     Em 11 de abril de 2015, tive a honra e satisfação de ser homenageado pela Associação Basquete Coletivo – ABC, pelos 35 anos de serviços prestados ao basquete sergipano como técnico, mestre e amigo do esporte. Esta homenagem ocorreu durante o Jogo das Estrelas, o qual atuei como técnico convidado pela equipe Red Team que enfrentou Blue Team. As equipes foram formadas pelos 20 melhores atletas e escolhidos pelos votos de todos os participantes da Copa Sergipe de Basquete.

 

     Em 25 de novembro de 2015, fui um dos homenageados, entre professores, ex-alunos e funcionários, nas comemorações do 66º aniversário do Colégio Estadual Murilo Braga, com uma placa a qual dizia: “Esta homenagem é conferida à José Costa em reconhecimento as suas importantes contribuições pelos serviços prestados a esta instituição de ensino”.

 

     Em junho de 2018, fui homenageado pela Associação Itabaianense de Basquete, na final do 28º Campeoanto Serrano de Basquete, pela dedicação ao esporte por 34 anos em Itabaiana. A homenagem ocorreu no Ginásio Poliesportivo Chico do Cantagalo.

 

     Em 15 de dezembro de 2018, fui um dos homenageados pela CDL de Itabaiana com a Homenagem Especial de 2018, “honraria reservada a personalidades ou entidades que prestam relevantes serviços a classe lojista”. O título foi a mim entregue pelo amigo e ex-aluno de basquete do Colégio Estadual Murilo Braga Jâmisson Ferreira, Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas.

 

Em 11 de março de 2022, fui homenageado na Solenidade de posse dos novos membros do Centro Acadêmico de Letras (CAL) do Colégio O Saber por meio da comanda Carneirinho de Ouro com a seguinte inscrição: “Em reconhecimento ao seu trabalho e importância na história do Colégio O Saber”.

 

     Com estas homenagens, tenho a certeza que quando o trabalho é realizado com compromisso, responsabilidade e dedicação ao esporte, cedo ou tarde, o mesmo é reconhecido, seja pelos dirigentes, pais, alunos ou pela comunidade. As justas homenagens devem ser feitas aos profissionais no período em que os mesmos estejam em pleno exercício de trabalho, para mostrar-lhes os quantos são e podem ser úteis e importantes a sociedade que pertence. Obrigados a todos pelo reconhecimento ao meu trabalho de 42 anos dedicados a educação de crianças e jovens do nosso Estado.

 

Por Professor José Costa


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc