Histórias em quadrinhos agora tem espaço próprio na Biblioteca Pública Epiphanio Dória

Redação, 12 de Maio , 2022

Quem não gosta de se sentar num cantinho bem confortável, pegar aquela revista em quadrinhos e se divertir lendo histórias mirabolantes? As histórias em quadrinhos têm fãs por todo o mundo, e aqui em Sergipe não é diferente. E a boa notícia é que na manhã desta quarta-feira, 11, foi inaugurada a Sala de HQs da Biblioteca Pública Estadual Epihânio Dória. O espaço possui um acervo com mais de 2 mil quadrinhos de valor inestimável, por ser composta de séries completas e raras e pelo grande volume de exemplares. Com a inauguração, a Bped se torna uma das poucas bibliotecas do Brasil a possuir e conservar uma coleção de quadrinhos com esta amplitude e se coloca no mesmo patamar de grandes bibliotecas nacionais.


A inauguração contou com uma programação extensa nesse primeiro dia, com Mesa Redonda de debates sobre HQs com o tema: "HQs e seus Diálogos"; com a participação dos professores: Valéria Aparecida Bari, Victor Wladimir Cerqueira, Derley Menezes Alves e Max Batista Vieira. A tarde teve exibição do Anime: AKIRA (Katsuhiro Otomo). Nesta quinta, 12, a programação segue com palestra; oficinas; além de exposição composta pelas primeiras revistas que publicaram histórias em quadrinhos no Brasil; O Tico-Tico, a revista Guri e a revista Gibi, cuja publicação consolidou o mercado de HQ no Brasil e formou gerações de fãs. Essas edições especiais fazem parte do acervo de Obras Raras da biblioteca e estão à disposição dos usuários para que os mesmos saibam um pouco mais sobre o mundo e a importância das HQs.


"É de extrema importância termos na biblioteca Epiphanio Dória um acervo de HQs tão rico e variado, não apenas em quantidade, mas também por sua temática diversa, servindo para o público adulto e adolescente. Sabemos que as Histórias em Quadrinhos são também uma porta que desperta o interesse à literatura, por possuir sequências narrativas facilmente identificadas, dada à disposição das ilustrações, quadros e balões, apresentam histórias e valores em diferentes níveis de complexidade, constituindo um ótimo instrumento para a leitura individual e educacional. Temos certeza de que todos vão adorar, e que essa nova área será muito utilizada e apreciada”, comentou Juciene Maria de Jesus, diretora da Instituição, que em sua fala também fez questão de agradecer todos os envolvidos na iniciativa. "Meu agradecimento a todos os envolvidos nesse projeto, em especial ao idealizador do espaço, Gilvan José, coordenador de projetos da Bped; Caio Leone Casanova, instrutor de novas tecnologias; Douglas Barros, coordenador de audiovisual e a Joyce Dayse, bibliotecária", finalizou.

O Espaço HQs é aberto ao público em geral e funciona das 7h às 17h no segundo andar da Biblioteca. A coleção já está disponível para consulta e também em processo de digitalização para que em breve seja disponibilizado em formato digital aos usuários.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc