Saiba os riscos de soltar pipas próximo à rede elétrica

Em 2021, foram registradas 135 ocorrências de pipa na rede elétrica

Redação, 13 de Maio , 2022

Empinar pipa é uma brincadeira divertida e muito fácil de aprender, mas quando praticada em um local inadequado, pode provocar a interrupção no fornecimento de energia elétrica e acidentes graves. A Energisa em Sergipe alerta que a brincadeira deve ser realizada em locais distantes da rede elétrica.

Em 2021, foram registradas 135 ocorrências de pipa na rede elétrica. As principais cidades com maiores ocorrências são: Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e São Cristovão. No período de janeiro a abril deste ano, foram registradas 18 ocorrências de pipas na rede elétrica, uma redução de 48% em relação ao mesmo período do ano passado que registrou 35 ocorrências. Em Aracaju, os bairros Cidade Nova e Dezoito do Forte registraram o maior número de ocorrências.

O gerente de Operação da Energisa em Sergipe, Daniel Flor, explica que as ações preventivas realizadas pela Energisa em conjunto com uma maior conscientização da população têm sido fundamentais para redução deste tipo de ocorrência.

Para que não haja riscos à segurança e ao fornecimento de energia, alguns cuidados precisam ser adotados. “Além da atenção do local para soltar a pipa, nunca devem ser utilizados cerol ou linha chilena pelo risco de choque elétrico e pode causar acidentes fatais, a exemplo dos motociclistas e ciclistas”.

Ainda segundo Daniel, as pessoas jamais devem tentar retirar as pipas presas em postes ou na fiação, ao tentar retirá-las forçando a rede ou mesmo tentando retirá-las com outros objetos, pois os riscos de um acidente são ainda maiores.

“Caso a pipa fique presa na rede, deve-se acionar a Energisa o mais rápido possível por meio dos nossos canais para evitar acidentes. Apenas os profissionais autorizados pela Energisa, devidamente treinados e com equipamentos de proteção adequados, podem fazer a manutenção na rede elétrica”, orienta Daniel. 

Orientações de segurança 

- Jamais solte pipa próximo em áreas urbanas;

- Nunca use fios metálicos nem papel laminado para confeccionar a pipa, pois eles são como condutores de energia e podem causar choques fatais;

- Não use cerol. Além do risco de ferir ou mesmo matar, o cerol danifica os fios de energia;

- Se a pipa enroscar na rede elétrica, acione a Energisa. Apenas profissionais autorizados pela empresa, munidos de todos os itens de segurança e treinamentos necessários, podem fazer a manutenção na rede elétrica.

 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc