Edital para inscrição no Encceja 2022 está disponível

As inscrições começam dia 24 de maio e prova será realizada em 28 de agosto

Redação, 16 de Maio , 2022

Os jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino já devem ficar atentos à nova realização do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022. As inscrições são gratuitas e terão início em 24 de maio e se estenderão até o dia 4 de junho. De acordo com informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a aplicação das provas ocorrerá em 28 de agosto, tanto para o Ensino Médio quanto para o ensino fundamental, em todos os estados e no Distrito Federal.

Uma novidade é que, neste ano, devido ao contexto da pandemia de Covid-19 que envolveu a realização da última edição, não será necessária a justificativa de ausência para quem se inscreveu e faltou ao Encceja 2020. Além disso, também não será necessário pagar taxa de ressarcimento para os ausentes no ano passado que vão fazer as provas novamente.

Os candidatos devem ter, no mínimo, 15 anos completos para o Ensino Fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do Ensino Médio, na data de realização do exame.

De acordo com o professor Edson Aragão, coordenador da Divisão de Exames Supletivos da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Diex/Seduc), em Sergipe participaram, no último Encceja, 25.994 jovens,  4.833 dos quais fizeram as provas do Ensino Fundamental e 21.111 fizeram as do Ensino Médio.

“Reforçamos a necessidade de todos os participantes fazerem a leitura do edital antes da inscrição, a fim de que tomem conhecimento das regras sobre o processo. As inscrições deverão ser feitas por meio do site do Inep, e quem tiver alguma dificuldade, pode obter auxílio técnico da Divisão de Exames Supletivos da Seduc, das 7h às 13h”, declarou.

Edson Aragão explica ainda que, em Sergipe, até o momento, foram certificados 1.836 alunos pela Seduc, que é uma das instituições certificadoras, pelo último Encceja 2021. “Os demais participantes receberão a declaração de proficiência, um atestado parcial das áreas do conhecimento em que lograram êxito. Na próxima etapa, esses mesmos alunos farão apenas provas das áreas do conhecimento que estão pendentes”, disse.

Encceja
O exame é realizado pelo Inep, desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. As provas obedecem aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor, para o Ensino Fundamental e Médio. A emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmam termo de adesão.

O Encceja avalia competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar dos jovens e adultos. Com isso, estabelece uma referência nacional de avaliação para esse público, tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira. As secretarias de Educação, assim como institutos federais de educação, ciência e tecnologia, utilizam os resultados do exame como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio.

Confira o edital.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc