SINTOMAS DE DENGUE OU COVID-19? SAIBA DIFERENCIAR AS DOENÇAS E SE PREVENIR

Noticias, 22 de Maio , 2022

 


Febre, cansaço, mal-estar, dor no corpo. Sintomas de dengue ou Covid-19? Neste momento em que a pandemia de coronavírus continua muito presente, mas que as medidas de segurança estão sendo flexibilizadas, outra preocupação surge na saúde pública, pois é na passagem do verão que mais crescem os casos de dengue, devido às chuvas e o calor. 

E, uma vez infectado, como identificar qual a doença que se tem e qual o caminho a seguir? Destacamos aqui as diferenças entre as duas condições. 

DENGUE OU COVID-19: AS DIFERENÇAS ENTRE AS DUAS DOENÇAS
As duas são doenças causadas por vírus e deixam os infectados bastante debilitados. Mas a maneira como são contraídas e a forma como devem ser tratadas se distinguem muito. Fique atento e saiba o que observar nos dois casos:

TRANSMISSÃO DENGUE X COVID-19
Enquanto a dengue é transmitida através da picada do mosquito Aedes aegypti, a transmissão da Covid-19 ocorre por partículas de saliva e secreções de pessoas infectadas que entram em contato com outra pessoa pelo ar ou superfícies contaminadas. Dessa maneira:

Não é possível que uma pessoa passe dengue a outra. A dengue não é uma doença contagiosa;
A Covid-19 se propaga justamente de uma pessoa contaminada a outra, geralmente por partículas que se espalham no ar.
SINAIS E SINTOMAS DA DENGUE E COVID-19
São comuns em ambas as doenças sinais e sintomas como:

Febre;
Dor de cabeça;
Dor no corpo;
Cansaço;
Mal-estar.
 

Mas ao analisar as duas doenças separadamente, é possível traçar sintomas bem distintos que ajudam a percepção do médico e do paciente no diagnóstico de dengue ou Covid-19.

DENGUE OU COVID-19: O QUE OBSERVAR
O ponto chave é o quadro respiratório. Tosse, produção de escarro, dor no peito, falta de ar e alteração do olfato e paladar são sintomas apenas da Covid-19 e não aparecem em pacientes com dengue. 

Por outro lado, há alguns sinais mais comuns na doença causada pelo Aedes aegypti e não pelo coronavírus. Quando a pessoa apresenta manchas vermelhas na pele, dores nas articulações e problemas gastrointestinais, o paciente provavelmente está com dengue. Estes sintomas não são muito frequentes em pessoas infectadas pelo coronavírus, apesar de possíveis. 

O QUE FAZER AO PERCEBER OS SINAIS?
É muito importante buscar atendimento médico assim que o paciente apresentar os primeiros sintomas de dengue ou Covid-19. Em tempos de pandemia, a busca por consultas realizadas por meio da telemedicina é uma maneira de conseguir uma avaliação profissional sem correr riscos de se contaminar. Apenas um médico pode oferecer o diagnóstico, tratamento e acompanhamento adequado aos sintomas de cada pessoa, para ambas as doenças.

Fique atento: A falta de ar é um sintoma que sugere gravidade no quadro de Covid-19. Ao sentir dificuldade de respirar, a pessoa deve buscar ajuda médica imediata. O mesmo deve ser feito caso a pessoa com dengue apresente dores abdominais e vômitos persistentes.

DENGUE OU COVID-19, É ESSENCIAL A PREVENÇÃO
Tanto a dengue quanto a Covid-19 são enfermidades que devem despertar atenção e cuidado na população brasileira. Para ambas as doenças existem métodos eficientes de prevenção.


COVID-19
Para evitar contaminação pelo coronavírus, a higiene correta de ambientes e objetos, o uso de máscaras quando necessário, e o distanciamento social, garantem uma rotina protegida. 

Higienize as mãos regularmente com água e sabão ou álcool em gel 70%;
Use máscaras de proteção com filtro adequado caso precise sair de casa ou esteja no mesmo ambiente que alguém possivelmente contaminado;
Pratique o distanciamento físico;
Vacine-se contra o vírus e tome as doses de reforço.
 

DENGUE
A principal medida de prevenção da dengue é o combate ao Aedes aegypti. Para isso, é necessário fiscalizar objetos que possam acumular água parada em sua casa e mantê-los vazios, diminuindo assim, as chances de reprodução do inseto vetor.

 

Por: Laboratório Pfeizer 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc