Insuficiência Cardíaca: Conheça as causa e o que deve evitar para não ter um infarto agudo

Noticias, 22 de Maio , 2022 - Atualizado em 22 de Maio, 2022

 


O que é insuficiência cardíaca?
 

 


Insuficiência cardíaca é uma condição que surge quando os músculos do coração não são capazes de bombear sangue efetivamente. Simplificando, podemos dizer que o paciente com insuficiência cardíaca é um paciente com um coração fraco.

 


A insuficiência cardíaca pode surgir rapidamente, como em casos de infarto agudo do miocárdio com necrose extensiva do músculo cardíaco, ou pode lentamente se estabelecer, como em casos de hipertensão arterial por muitos anos, o que causa estresse constante e prolongado ao coração.


Como funciona o coração?

 


O coração é um órgão composto basicamente de músculos, que, quando contraídos, são responsáveis por bombear sangue para todos os tecidos. O coração funciona como o motor do nosso corpo.

 


O coração humano consiste em quatro câmaras:

 


 

Ventrículo esquerdo.
Ventrículo direito.
Átrio esquerdo.
Átrio direito.
 

 


Ventricles são as maiores e mais musculares cavidades, sendo as mais importantes no bombeamento de sangue para o corpo.

 


A circulação de sangue pelo corpo ocorre da seguinte forma:

 


 

O coração recebe sangue cheio de oxigênio dos pulmões e o envia para o resto do corpo através da contração do ventrículo esquerdo (sangue em vermelho na ilustração abaixo).
Os tecidos recebem sangue de onde trocam oxigênio (O2) por dióxido de carbono (CO2).
O sangue, agora pobre em O2 e rico em CO2, retorna ao coração através das veias, atinge o lado direito do coração, entra no átrio direito, depois no ventrículo direito e é finalmente bombeado para o pulmão
No pulmão, o sangue se torna rico em oxigênio novamente e baixo em dióxido de carbono.
Este sangue re-oxigenado vai para o lado esquerdo do coração, cai no átrio e, em seguida, para o ventrículo esquerdo, de onde ele será bombeado de volta para os tecidos, reiniciando o ciclo.

Portanto, o lado direito do coração é responsável por bombear sangue para os pulmões e para o lado esquerdo bombeando sangue para os tecidos.

 


A insuficiência cardíaca ocorre quando o coração não pode mais executar uma ou ambas as funções de forma eficiente. A insuficiência cardíaca pode ser do coração esquerdo, direita ou ambos.

 


O que causa insuficiência cardíaca?

 


Como já dito, o coração é basicamente composto de músculos. Qualquer situação que cause perda de força do músculo cardíaco resultará em insuficiência cardíaca.

 


Infarto agudo do miocárdio

 


A principal causa de insuficiência cardíaca é isquemia cardíaca ou infarto do miocárdio.

 

 

 

 

Infarto significa morte tecidual, que no caso do coração se refere ao músculo cardíaco. Portanto, quanto mais tempo o infarto, mais fibras musculares morrerão e, consequentemente, mais fraco o coração se tornará. Se o necrocário de infarto for uma área extensa, o paciente pode até morrer de insuficiência aguda da bomba cardíaca, que é chamada de insuficiência cardíaca aguda.
 

 


A insuficiência cardíaca também pode se desenvolver lentamente em pacientes com doença isquêmica. O paciente pode sofrer vários pequenos infartos ao longo dos anos – com ou sem sintomas claros – causando um acúmulo progressivo de tecido cardíaco necrosado e insuficiente.

 


Nesses casos, a insuficiência cardíaca se instala mais lentamente.

 


Hipertensão

Outra causa comum de insuficiência cardíaca é a hipertensão adequadamente descontrolada.

 


Quando o paciente tem uma pressão alta, o coração precisa fazer mais força para superar a resistência dos vasos sanguíneos e distribuir sangue por todo o corpo.

 


Como em qualquer músculo que é exposto ao estresse frequente, a parede dos ventrículos começa a crescer e se tornar mais forte, um processo chamado hipertrofia cardíaca.

 


O que parece ser algo bom é, na verdade, o estágio inicial de uma insuficiência cardíaca. O tipo de hipertrofia do coração que ocorre na hipertensão arterial é diferente do que ocorre em atletas que têm o coração mais forte.

 


Esta é a fase da insuficiência cardíaca diastólica, ou seja, o coração não pode preencher diastole, período de relaxamento do coração que ocorre entre as sistóstoles (contrações cardíacas).

 


Como quem envia o sangue para o corpo é o ventrículo esquerdo, ele é o que mais sofre com as pressões arteriais elevadas. Quando realizamos um ecocardiograma, o primeiro sinal de sofrimento cardíaco devido à hipertensão é a hipertrofia do ventrículo esquerdo.

 


Esta fase inicial da insuficiência cardíaca é o momento ideal para o tratamento médico ser instituído, pois ainda há a possibilidade de reversão da condição.

Se a hipertensão não for tratada e permanecer alta por anos a fio, o coração sofrerá ao ponto de não poder mais hipertrofia.

 


Imagine um elástico que você puxa o tempo todo. Em um minuto ele perde sua elasticidade e fica solto. Isso é sobre o que acontece com o coração. Depois de muito tempo sofrendo estresse, o músculo cardíaco começa a se desviar e o coração fica dilatado e fraco.

 


Nesta fase de dilatação cardíaca temos um músculo com pouca capacidade de contração e um coração que não pode mais bombear sangue corretamente, começando a apresentar o que chamamos de insuficiência cardíaca sistólica.

 


Doença da válvula cardíaca

 


Outra causa comum de insuficiência cardíaca são doenças da válvula cardíaca.

 


Sempre que uma válvula cardíaca apresenta qualquer alteração, seja congênita ou adquirida durante a vida, como em casos de endocardite, febre reumática, calcificação das válvulas, etc., o coração começa a ter dificuldades em bombear sangue, iniciando o processo de dilatação semelhante ao da hipertensão.

 


Fatores de risco

Existem várias outras doenças que causam insuficiência cardíaca, quase todas causam de alguma forma doença isquêmica do coração ou enfraquecimento certo do músculo cardíaco.

 


Os principais fatores de risco são:

 


 

Tabagismo.
Diabetes.
Obesidade.
Alcoolismo.
Anemia crônica.
Uso de drogas.
Doenças autoimunes como lúpus.
HIV/AIDS.
Amiloidose.
Sarcoidose.
Infecções virais.
Doenças pulmonares.
Tromboembolismo pulmonar.
 

 


Sintomas

 


Os sintomas de insuficiência cardíaca dependem da câmara mais afetada e da gravidade da condição. Disfunção cardíaca é, na maioria dos casos, uma condição progressiva e lenta.

 


Os principais sintomas da insuficiência cardíaca são:

 


 

Falta de ar e fadiga aos esforços.
Falta de ar quando você se deita.
Inchaço (edema) nas pernas, tornozelos e pés.
Batimentos cardíacos rápidos ou irregulares.
Tolerância reduzida ao exercício.
Aumento da necessidade de urinar à noite.
Inchaço do abdômen (ascites).
Falta de apetite e náusea. Edema pulmonar agudo.Falta de ar (dispneia)

Falta de ar, chamada dispneia, geralmente é um sintoma que piora com o tempo. Inicialmente, o paciente sente cansaço e falta de ar apenas para grandes esforços. Em seguida, para esforços médios.

 


Nos estágios avançados da doença, o paciente pode se cansar de tarefas simples, como tomar banho e pentear o cabelo. Nos estágios finais, o paciente tem falta severa de ar e precisa de oxigênio mesmo que esteja em repouso.

 


Edema pulmonar

 


A incapacidade de bombear sangue para os tecidos causa acúmulo de fluidos nos pulmões. É como um engarrafamento.

O sangue que sai dos pulmões não pode atingir o coração eficientemente porque não pode bombear o sangue que já está dentro dele.

 


Este fluxo pulmonar lento causa extravasação de fluidos, uma condição chamada congestionamento pulmonar. Por causa disso, a doença é frequentemente chamada de insuficiência cardíaca congestiva.

 


Em casos graves, o paciente pode desenvolver edema pulmonar, que é uma emergência médica. Nesta foto, o paciente tem tanta água no tecido pulmonar, é como se estivesse se afogando.

 


Dispneia paroxísmal noturna

 


Outro sintoma típico de insuficiência cardíaca é a dispneia paroxísmal noturna, que é uma falta de ar que só surge quando o paciente se deita.

 


Quando nos deitamos, o sangue que está nas pernas deixa de sofrer de interferência gravitacional e pode retornar mais facilmente ao coração e pulmões.

 

Se tivermos um coração esquerdo fraco e aumentarmos a quantidade de sangue que chega aos pulmões, acabamos favorecendo o surgimento de congestionamento pulmonar.

 


Portanto, muitos pacientes com insuficiência cardíaca não toleram ficar deitados por muito tempo. Alguns precisam dormir com mais de um travesseiro, a fim de manter sempre o tronco mais alto que o resto do corpo, diminuindo assim a quantidade de sangue que retorna aos pulmões do lado direito do coração.

 


Retenção de líquidos e edemas

 


Quando o coração esquerdo começa a falhar para bombear o sangue eficientemente, os rins começam a receber menos sangue conforme necessário. Os rins interpretam isso como uma queda no volume sanguíneo do corpo e começam a reter água e sal para tentar preencher as artérias.

O resultado final é o excesso de água no corpo, que se traduz com o aparecimento de edemas (inchaços), principalmente nas pernas.

 


Se também há insuficiência do coração direito, esses edemas são ainda maiores, pois além do excesso de água, o ventrículo direito não pode fazer com que o sangue das pernas chegue aos pulmões. Há então um grande represamento de sangue nos membros inferiores e o aparecimento de inchaço volumoso nas pernas.

 


Dependendo do grau de disfunção cardíaca, pode haver edemas na barriga, chamados ascites.

 


Síndrome cardiorenal

Em estágios avançados, a insuficiência cardíaca pode causar redução prolongada do suprimento de sangue para os rins, o que causa insuficiência renal.

 


Inicialmente, com o aumento da retenção de água, o quadro é temporariamente corrigido. Com o tempo, no entanto, o aumento do volume de líquidos no corpo.

 

 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc