150 anos da Acese é comemorado em Sessão Especial na Câmara

Redação, 23 de Maio , 2022


Foto: Agência Câmara Aracaju

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou na manhã desta segunda-feira, 23, uma Sessão Especial em comemoração aos 150 anos da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese). A solenidade contou coma presença do presidente da Acese, Marcos Pinheiro, do ex-presidente, Manoel Prado, do diretor financeiro, Robson Pereira, dos conselheiros Elisângela Aciole e Fábio Andrade, além de outros representantes da associação.

O presidente da Câmara de Aracaju, Nitinho (PSD), autor do requerimento para a realização da Sessão Especial, destacou a importância da instituição que completa 150 anos, comemorado no dia 26 de maio. "Muitas personalidades passaram pela Acesse e não podemos esquecer e me ajudaram bastante em minha história. Precisamos urgentemente revitalizar esse centro da cidade, mudando as fachadas das lojas, o piso, as calçadas. O prefeito Edvaldo Nogueira já abraçou esse projeto, mas não enviou para a CMA ainda. Este debate tem que ser trazido para esta Casa. Este é meu compromisso com a Acese", avisou.

Marcos Pinheiro, presidente da Acese, fez um retrospectiva da história da associação. "Na pandemia, provamos que o 'fique em casa' iria trazer sérios problemas para os empreendedores. Já o apoio dessa Casa no que eu chamo de 'Guerra das Fachadas', foi primordial para o desfecho positivo. A liderança do presidente Nitinho na condução dessa questão foi importantíssima para que a prefeitura alterasse a lei. Não tem sido fácil a vida do pequeno empreendedor e a luta das instituições nos últimos tempos. Qual é a expectativa que o mundo tem com o Estado de Sergipe? Que tenhamos orgulho da nossa Associação Comercial, da nossa instituição pelo trabalho que fizemos ao longo do tempo e pelo que nos antecederam", lembrou.

Já o ex-presidente, Manoel Prado, diz que a longevidade da Acesse é justificada pelas ações no setor do comércio em Sergipe. "Temos ao longo do tempo participado de muitos eventos, situações importantes e decisivas no Estado. Nenhuma instituição tem essa longevidade. Uma de nossas lutas foi tentar trazer para a regularidade àqueles pequenos comerciantes que estavam na clandestinidade. Essa homenagem que hoje a CMA presta à Acese é o reconhecimento deste trabalho que, ao longo do tempo, abnegados fizeram para Sergipe", disse.

O conselheiro Fábio Andrade momento épico da sociedade sergipana. É muita alegria poder participar de uma instituição que faz o progresso dessa cidade, mesmo com todas as dificuldades. eu, como comerciante, me sinto honrado em estar aqui hoje. Essa alma que eu tenho é que nós comerciantes temos: servir a população. 150 anos é uma data que merece de nós, sergipanos e comerciantes, respeito e admiração", elogiou.

A conselheira, Elisângela Aciole, prestou homenagens aos empresários que perderam suas vidas físicas e suas empresas por conta da pandemia. "São 150 anos de história que são motivo de honra e reflexão. São 150 anos de luta que homens e mulheres se levantam para matar um leão todos os dia. A Acese é ponto de apoio, se fortalece e se consolida a cada gestão. A Acese é luta e presença garantida nos debates empresariais no nosso Estado".

O diretor financeiro, Robson Pereira, destacou a importância dos empresários para a movimentação da economia do país. "Acese tem uma história maravilhosa, mas tem desafios. As bandeiras que nós defendemos ela tem uma razão de ser. O setor empresarial é o responsável direto pelo desenvolvimento e geração de emprego desse país".

Fonte: Agência Câmara Aracaju


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc