Piso salarial é discutido em evento alusivo ao Dia do Profissional da Enfermagem

Redação, 23 de Maio , 2022

Uma das ações em alusão ao dia do profissional da Enfermagem, celebrado em 12 de maio, teve a presença de estudantes, professores e profissionais da área.  O evento, idealizado pelo curso de enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit), foi apresentado em formato de programa de TV e contou com atrações musicais e entrevistas que discutiram assuntos como empreendedorismo na Enfermagem durante a pandemia da Covid-19 e o Projeto de Lei 2564.

Segundo o coordenador pedagógico de Enfermagem da Unit, Lenilson Trindade, a pandemia de Covid-19 foi um momento histórico para os profissionais da enfermagem. “Tratamos de temáticas importantes para a formação dos alunos, mostrando, inclusive, como os enfermeiros e enfermeiras foram protagonistas durante o momento que a população mais precisou que foi a pandemia. Conseguimos mostrar nosso real papel para a sociedade, conseguindo agregar distintas práticas”, ressalta.

A empreendedora e professora, Elisângela Minari, a pandemia foi um momento da enfermagem se reinventar e aproveitar as oportunidades que surgiram. “Tive a ideia de começar a fazer aquilo que eu mais gosto que é trabalhar com o público materno infantil. Abri uma empresa que disponibiliza cursos específicos na área de neonatologia e pediatria. Além disso, comecei a prestar serviços domiciliares como facilitadora no aleitamento materno, porque as mães não poderiam sair de casa”, afirma.

Outro convidado para a tarde festiva foi o presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e egresso da Unit, Conrado Marques, que apresentou as possibilidades que a aprovação do Projeto de Lei 2564 vai trazer para os profissionais. “O piso salarial da enfermagem é uma luta clássica da enfermagem e é o investimento mínimo nos profissionais de enfermagem. Temos uma luta de quase trinta anos por esse piso e a gente está na iminência dele ser aprovado. Trabalhar essa caminhada é uma oportunidade de mostrar que está sendo feito para a valorização do trabalho”, destaca.

Para o estudante do 9º período, Lucas Siqueira, saber sobre o Projeto de Lei 2564 e seus desdobramentos é imprescindível. “Me formo no final de 2022 e tenho muita expectativa para que o novo piso salarial seja efetivado. A aprovação vai influenciar diretamente nas condições de trabalho de todos os profissionais, não somente enfermeiros, como também no dos técnicos e auxiliares e o resultado vai ser a boa assistência ao paciente”, finaliza.

Asscom Unit


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc