Varíola dos macacos pode chegar ao Brasil em breve, alerta infectologista

Doença já tem um caso confirmado na Argentina

Redação, 24 de Maio , 2022
Foto: Reprodução/OMS

 

O mundo acompanha com atenção a disseminação da Varíola dos Macacos. Ela foi confirmada, até o momento, em 80 pacientes de, ao menos, 12 países, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Agora, um caso foi reportado na Argentina, em Buenos Aires, mais próximo ao Brasil.

Falando sobre o assunto na Uirapuru, o infectologista e integrante do Corpo Clínico do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo (HSVP), Dr. Gilberto Barbosa, declarou que os primeiros casos dessa varíola foram registrados ainda nos anos 70, na África do Sul. No entanto, à época a doença ficou de forma endêmica em apenas alguns países africanos, circulando em outras partes do mundo apenas agora, em 2022.

Conforme o médico, a Varíola dos Macacos tem características parecidas com a versão humana, desde o quadro clínico até as formas de transmissão. De acordo com Barbosa, a doença é transmitida, na maioria das vezes, por vias respiratórias, através de gotículas. Outras formas de transmissão ocorrem pelo contato direto com uma pessoa infectada, através das lesões que são causadas na pele, ou até mesmo por relações sexuais. O médico destaca que os pacientes infectados devem ser colocados em isolamentos semelhantes aos da covid-19 e ainda precisam ter atenção ao contato da pele.

 
Na opinião do Dr. Gilberto Barbosa, o Brasil deve confirmar em breve casos da Varíola dos Macacos. Ele destaca que a intensidade da doença ainda é uma incógnita, mas é muito provável que a varíola chegará em breve ao país. Conforme o infectologista, isso ocorre porque o mundo é muito dinâmico em suas comunicações, com facilidade de transporte aéreo. Ainda, segundo Barbosa, não é possível especificar se a presença da Varíola dos Macacos no Brasil teria um potencial de disseminação tão grande quanto o da covid, mas todo cuidado é pouco e, aos primeiros sintomas, como dor no corpo e resfriado, é necessário buscar uma unidade de saúde.

 

Por: Rádio Uirapuru


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc