Entenda a diferença entre os cursos semipresenciais, híbridos e 100% online

Redação, 24 de Maio , 2022

No universo acadêmico é normal ter dúvidas a respeito de qual graduação fazer, afinal são diversas áreas e inúmeras possibilidades. No entanto, outra dúvida bastante recorrente para os alunos que já escolheram a sua área de interesse é decidir qual modalidade do curso realizar no Ensino a Distância (EAD), havendo grande confusão por parte dos estudantes com o formato dos cursos, que geralmente são semipresenciais, híbridos e 100% on-line.  

Cursos semipresenciais e cursos híbridos

Antes de mais nada, é importante entender que os cursos semipresenciais funcionam como uma espécie de fusão entre o online e o presencial. Isso acontece porque as graduações dessa modalidade intercalam disciplinas dos dois jeitos, dividindo os momentos de aprendizagem entre o presencial e à distância. O professor tutor EAD da Universidade Tiradentes (Unit), Simão Timóteo, explica como a modalidade semipresencial funciona. 

“O curso semipresencial é uma modalidade de ensino EAD onde o aluno estuda através das ferramentas, vídeos e conteúdos disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Nesse ambiente, o aluno pode participar de fóruns de discussão online com vários alunos de diferentes polos, tem contato com as videoaulas do professor regente, que é aquele professor que grava os vídeos dos temas das disciplinas de acordo com o calendário. E o aluno tem a possibilidade de também de se relacionar com o professor presencial, que nesse caso sou eu”, afirma. 

O professor explica que no semipresencial, o aluno estuda através de um ambiente virtual com as aulas gravadas e tem os encontros de tutoria presenciais com o tutor presencial no polo. “Esse encontro presencial tem 1h20 de duração onde a gente, os tutores, temos a responsabilidade de guiar o aluno para uma jornada de aprendizagem de sucesso. O tutor presencial atua como um facilitador, contribuindo para que o aluno consiga organizar sua agenda de estudo, fazer seu planejamento de estudo; é da nossa responsabilidade também manter o aluno engajado com as atividades do curso, orientar nas metodologias e ferramentas, nos processos acadêmicos de curso. A gente também aplica as atividades práticas, que nesse caso é a PAS”, infere. 

PAS é o termo designado para Produção de Aprendizagem Significativa. No ensino EAD da Unit, cada disciplina oferece 4 encontros de acordo com a oferta modular. Nos três primeiros encontros, o tutor aplica as atividades destinadas ao PAS, chamada pelos tutores de Ação da Aprendizagem. Nessa jornada de aprendizagem, o aluno desenvolve atividades que culminam em um produto final, que é trabalho a ser realizado pelo aluno e entregue via Magister para a correção do tutor. 

O ensino híbrido, por sua vez, proporciona para o estudante a possibilidade de estudar sozinho online ou numa sala de aula, interagindo com os futuros colegas de profissão e com o professor. Dessa forma, os alunos podem, no dia a dia, mesclar suas vivências entre virtual e real. Por isso a importância de estender essa realidade para as vivências acadêmicas, proporcionando uma aprendizagem mais significativa e concreta. Outro ponto importante do ensino híbrido é que a parte prática do curso é feita de forma presencial no polo, assim, é possível aproveitar dos dois modelos de maneira que facilite cada vez mais o aprendizado do discente.

Ensino 100% online: principais características

Como o próprio nome sugere, as graduações na modalidade 100% online são baseadas no AVA. Isso significa que tanto as aulas quanto às demais atividades referentes às disciplinas acontecem de forma totalmente virtual. Esse tipo de modalidade é perfeita para os estudantes que não conseguem ter aulas presenciais na Universidade ou que precisam de uma maior flexibilidade para conciliar os estudos com a vida profissional. 

Asscom Unit


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc