Áreas de atuação do fisioterapeuta é tema de workshop universitário

Redação, 25 de Maio , 2022

Pilates, pediatria, ortopedia e reabilitação de lesões e disfunções são áreas nas quais o fisioterapeuta pode atuar. No entanto, poucas pessoas ainda conhecem a amplitude da atuação deste profissional. Por isso, a Universidade Tiradentes (Unit), por meio do curso de Fisioterapia, promoveu o I Workshop Multidisciplinar Agonista, na última sexta-feira, 20. Cerca de 100 estudantes participaram do evento com o intuito de ampliar seus conhecimentos.

O estudante Lucas Bonfim, foi um deles. Ele escolheu participar do minicurso para experienciar de forma prática o conhecimento adquirido em sala de aula. “É muito válido expandir o conhecimento em várias áreas. É uma oportunidade de conhecê-las e no futuro, quem sabe, escolher uma dessas áreas para seguir como formação e trabalho”, afirma.

Ministrado pelo fisioterapeuta Tiago Santana Mendonça, que também é egresso da Unit, um minicurso voltado para a atuação do fisioterapeuta em casos de disfunções de cabeça e pescoço. “Essa é uma área nova na fisioterapia, poucas pessoas conhecem e é um prazer poder estar disseminando um pouco de conhecimento para os alunos e mostrar que tem outras possibilidades, outras áreas para os fisioterapeutas quando saírem da universidade poderem atuar e é uma área riquíssima bastante interessante”, diz.

“Temos diversas vertentes para trabalhar com o paciente. Nós temos as famosas DTMs (disfunções temporomandibulares), as cirurgias ortognáticas, em que o paciente que tem o queixo muito para frente ou muito para trás, impedindo a respiração. Depois da cirurgia, trabalhamos nesse pós-operatório para dar uma maior funcionalidade a esse paciente. Mas também temos a área vestibular, trabalhando com aqueles pacientes que têm labirintite. Trabalhamos na área de oculomotor, com pacientes com estrabismo, paralisia facial… Então é uma área ampla em que podemos atuar, juntamente com vários profissionais da área da saúde como dentistas, otorrino, oftalmologista, médico”, salienta Tiago.

A ideia de realizar o workshop foi dos alunos do Centro Acadêmico de Fisioterapia da Unit (CAFisio). Entre os temas, ele explica que o Centro Acadêmico buscou assuntos em alta na área e que mais interessam os estudantes. “Quando pensamos em realizar esse evento foi nesse intuito de suprir uma necessidade do virtual, em que ficamos muito presos ao virtual e perdemos muitas práticas. Então, pensamos em fazer esse evento de forma multidisciplinar, com várias temáticas da fisioterapia para ter essa abordagem prática e os alunos possam agregar conhecimento, e descobrirem novas áreas”, explica o aluno Gian Carlos Rodrigues, presidente do CAFisio.

Para a entrada, os inscritos doaram 1kg de alimento para serem entregues à instituições de caridade.


Asscom Unit


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc