Corpus Christi: saiba tudo sobre a data

Festa religiosa da Igreja Católica celebra o mistério da eucaristia

Redação, 09 de Junho , 2022

Todos os anos, 60 dias após a Páscoa, sempre na segunda quinta-feira depois do Domingo de Pentecostes, acontece o Corpus Christi, festa religiosa da Igreja Católica, que celebra o corpo e o sangue de Jesus Cristo materializados na eucaristia. A data surgiu em 1264, instituída pelo Papa Urbano IV, e tem o objetivo de convidar os cristãos e a população em geral para uma reflexão sobre a obra de Jesus. Em 2022, Corpus Christi será celebrado no dia 16 de junho.

Dois episódios contribuíram com o estabelecimento da celebração do Corpus Christi: o primeiro aconteceu quando Santa Juliana teve visões nas quais Jesus pedia a celebração do ministério da eucaristia, e o segundo foi o chamado “Milagre de Bolsena”, que aconteceu durante a Santa Missa, em Bolsena, na Itália, quando um sacerdote viu verter sangue da Santa Hóstia.

A tradição dos tapetes de Corpus Christi

Os famosos tapetes coloridos, com desenhos religiosos feitos com serragem, borra de café e grãos, estão entre os mais famosos símbolos da celebração de Corpus Christi. Os mais religiosos explicam que eles surgiram pois acreditava-se que Jesus estaria andando pelas ruas das cidades, e merecia um tapete bonito por onde passava.

A tradição teve início no século XIII em Portugal, e chegou ao Brasil por meio dos colonizadores. Hoje, os tapetes são feitos em diversas cidades do nosso País, e a previsão é de que neste ano, devido à diminuição das restrições por conta da Pandemia da Covid-19, eles voltem a atrair milhares de fiéis, tanto para ajudar a confeccioná-los, quanto para assistir à procissão.

Corpus Christi é feriado?

No Brasil, o Corpus Christi é ponto facultativo, e cabe aos municípios decidirem, por meio de decreto, se em um determinado ano a data será feriado ou não. Para saber se na sua cidade o dia 16 de junho deste ano será um dia de folga e descanso, consulte o site da prefeitura. É por lá que a divulgação sobre esse tipo de decisão costuma acontecer.

 

Por: Educa Mais Brasil


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc