Saiba como evitar a contaminação pela “Varíola dos Macacos”

Noticias, 22 de Junho , 2022 - Atualizado em 22 de Junho, 2022

 


Após alguns casos da “Varíola dos Macacos” confirmados no Brasil, é importante estar ciente sobre as formas de prevenir o contágio. Segundo o Dr. Ingvar Ludwig, infectologista do Hcor, a transmissão para humanos pode ocorrer por:


Contato direto ou indireto com sangue, fluidos corporais, lesões de pele ou membranas mucosas de animais infectados;
Contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou, de forma menos importante, no contato com objetos recentemente contaminados;
Relação sexual (diante do maior contato íntimo com eventuais lesões cutâneas infecciosas);
Via gotículas respiratórias, usualmente por contato mais próximo com a pessoa infectada;
Via placentária (da gestante para o bebê).

 

O especialista explica que o período médio de incubação é de 6 a 13 dias, podendo variar de 5 a 21 e a transmissão a partir de um indivíduos infectado pode ser longa: entre 2 e 4 semanas, sobretudo na presença de lesões ativas. “Os principais sintomas são: febre, mialgia, fadiga, cefaleia, astenia (diminuição da força física), dor nas costas e linfadenopatia (aumento gânglios, tecidos próprios do sistema imunológico). Três dias após o início das manifestações, a pessoa apresenta erupção cutânea, que se espalha rapidamente para outras partes do corpo, a partir da lesão inicial. De maneira geral, o prognóstico é bom e o cuidado habitual das lesões é o tratamento para os casos, não havendo terapia específica”, esclarece o Dr. Ludwig.


 



Por: HCor


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc