Estudo afirma: bebidas de baixa caloria tem efeito semelhante ao da água na perda de peso

Noticias, 28 de Junho , 2022 - Atualizado em 28 de Junho, 2022

 

 

Foto: ilustrativa

 

Os adoçantes são ingredientes com um sabor intensamente doce, mas que não acrescentam calorias à dieta. Seja em gotas no cafezinho ou na composição de alimentos industrializados, eles são alternativas ao açúcar para quem tem diabetes, síndrome metabólica ou está simplesmente tentando emagrecer.

 

Sua eficiência já era conhecida, mas uma nova revisão de estudos publicada no JAMA (Jornal da Associação Médica Americana, em português), mostrou que seus benefícios podem ser comparados até mesmo com os da água. Os cientistas de diversas instituições europeias e norte-americanas selecionaram 17 ensaios clínicos que compararam os efeitos de bebidas açucaradas e adoçadas de baixa ou nenhuma caloria com a água, observando os resultados no processo de redução de peso.

 

No total, as pesquisas contaram com a participação de 1.733 adultos acima do peso ou obesos que tinham diabetes ou corriam risco de desenvolver a doença. Eles foram acompanhados por 12 semanas.

 

Além disso, o consumo dessas bebidas com adoçante estava relacionado a uma pequena diminuição de peso e maior redução da pressão arterial sistólica em relação à água. Em outras palavras, quando falamos de perder peso, beber líquidos adoçados de baixa ou nenhuma caloria apresenta resultados semelhantes ao da água no emagrecimento. Mas será que os adoçantes são tudo isso mesmo?

 

De acordo com o endocrinologista Clayton Macedo, da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), o resultado da pesquisa precisa ser olhado com cuidado. Apesar de ter sido publicada em uma revista científica conceituada, ele frisa que a conclusão demonstra uma associação, e não uma uma relação de causa e efeito.

 

“Além disso, a perda de peso encontrada foi de 1,06 quilos. Tudo foi estatisticamente significativo, mas o que esse número significa no universo de uma população com excesso de peso? Não estou invalidando, mas precisamos ver o propósito da mensagem final”, avalia.

 

A nutricionista Gisele Hayek, especialista em Controle Higiênico Sanitário dos Alimentos pela Pró Alimento, em São Paulo, acrescenta que o período da análise é muito baixo para tirar grandes conclusões. “Três meses é muito pouco para afirmar que aquela conduta é a melhor ou que a gente tenha um resultado tão bom quanto o da água”, afirma.

 

Já Márcia Terra, nutricionista e diretora da Sban (Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição) e membro do Conselho Científico da Anad (Associação Nacional de Atenção ao Diabetes), defende a qualidade da pesquisa, lembrando o fato de ser uma meta-análise sistemática, o que mostra que é um estudo robusto e importante, e que os próprios autores apontam a moderação na força das evidências.

 

“Esta pesquisa mapeou trabalhos em importantes bancos de dados científicos e teve cuidado com o risco de vieses. O resultado, pelo menos a meu ver, foi o esperado. O estudo foi bacana porque as bebidas com adoçantes sempre são alvo de críticas e muitos trabalhos mostram resultados negativos, mas muito questionáveis”, aponta.

 

Substância controversa

 

A revisão publicada no JAMA também concluiu que não há nenhuma evidência de danos ou efeitos colaterais associados à troca das bebidas açucaradas pelas que contém adoçante. No entanto, há discussão entre os próprios especialistas da área sobre a segurança do produto em longo prazo. Diversas pesquisas investigam a relação entre os adoçantes e problemas na microbiota intestinal.

 

Uma recente revisão, feita por cientistas americanos, caribenhos e nigerianos, demonstrou alterações no intestino relacionadas ao consumo de vários tipos artificiais.

 

“Essa desregulação é determinante para o desenvolvimento de obesidade e para o mecanismo de resistência à insulina. Talvez os adoçantes estejam contribuindo com essa piora”, afirma o endocrinologista Macedo.

 

Por: Folha

 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc