Alessandro Vieira divulga resultado final do Edital de Emendas Participativas 2022

Redação, 30 de Junho , 2022 - Atualizado em 30 de Junho, 2022

O senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) divulgou o resultado final do Edital de Emendas Participativas 2022 nesta quinta-feira (30), durante evento com as instituições e organizações participantes. Mais de 60 mil sergipanos e sergipanas colaboraram com o processo participativo, votando e escolhendo as iniciativas que vão receber recursos para desenvolver importantes projetos que impactam todo o estado de Sergipe. O resultado final está disponível no link https://adobe.ly/3ytodX1

"Agradeço a cada um de vocês que se envolveu nesse processo participativo, essa forma diferente de fazer a distribuição dos recursos, dando à própria população o direito de decidir para onde será destinado o dinheiro das nossas emendas parlamentares. Foram 335 projetos inscritos, que receberam tratamento técnico e foram colocados à disposição dos sergipanos para votação. Mais de 60 mil pessoas escolheram dois projetos, um municipal e um estadual. Ao todo, mais de 120 mil votos computados. Um resultado expressivo, que demonstra o poder da participação popular. Pela decisão dos sergipanos, esses projetos vão receber os recursos que serão executados de forma efetiva, resolvendo problemas concretos dos sergipanos", pontuou Alessandro Vieira antes de anunciar os nomes dos vencedores.

Para a votação popular, os projetos foram agrupados de acordo com o local em que serão executados e a densidade populacional de abrangência. Esse critério foi escolhido desde 2019 por estar relacionado à capacidade de mobilização de votos. Para a formação dos grupos foi levado em consideração as estimativas populacionais do IGBE para 2021. Além disso, os projetos foram separados em um bloco de áreas gerais e um bloco da área de saúde. Ao todo, 38 projetos foram vencedores, confira no link https://adobe.ly/3ytodX1

O processo anual de seleção de emendas é composto por duas fases: envio de projetos com pré-seleção por uma equipe técnica e votação popular. Este resultado final contempla projetos em todas as regiões de Sergipe, nas áreas de Saúde; Segurança Pública; Educação e Cultura; Assistência Social; Empreendedorismo, Inovação e Geração de Renda; Agricultura e Pecuária; Infraestrutura.

Projetos vencedores

Dentre os projetos vencedores do Edital de Emendas 2022 na área de saúde estão propostas para estruturação de serviços do Hospital de Caridade de Riachuelo; ampliação dos atendimentos de Urologia do Hospital São José; instalação do serviço de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE); construção de clínica de enfermagem da Universidade Federal de Sergipe; e construção da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itabaiana.

"A construção dessa UPA é um sonho esperado por todo itabaianense, uma obra que vem beneficiar não só o povo de Itabaiana, mas todo o povo do agreste sergipano. Parabenizo o senador Alessandro por implantar esse processo participativo. O dinheiro será aplicado em favor do próprio povo, e a UPA vai atender a população do agreste, mais de 200 mil pessoas beneficiadas. Nós trabalhamos para mudar Sergipe, e com essa ação do senador Alessandro, nós já plantamos uma semente, estamos germinando. Então o senador Alessandro, muito obrigado. Minha gratidão, não só do povo de Itabaiana, mas a gratidão do povo do agreste", declarou Adaílton Resende Sousa, prefeito de Itabaiana.

No bloco de áreas gerais, um dos projetos contemplados foi o tradicional festival "Rock Sertão - o sertão vai virar mar", da Associação Cultural Sertão na Arte, de Nossa Senhora da Glória. Kleberson Souza, o "Binho", responsável pela organização, destacou a importância do processo participativo proposto pelo senador Alessandro Vieira.

"Esse é o segundo ano que o Rock Sertão participa do Edital de Emendas do senador Alessandro e é contemplado, uma maravilha. Valeu a pena colocar o projeto no papel e inscrever no Edital. Mobilizamos nossos coletivos e o resultado está aí. Esse recurso será fundamental para garantir não só a realização do Rock Sertão, como também sua ampliação, expandindo as oficinas e cursos que desenvolvemos com os jovens sergipanos. Agradeço ao senador Alessandro pela iniciativa, em nome do Alto Sertão de Sergipe", afirmou Binho.

Outra instituição contemplada foi a Associação de Desenvolvimento Agropecuária do Povoado Juerana e adjacências, em Lagarto, com um projeto para construção de agroindústria de derivados de mandioca. "Essa agroindústria vai gerar muita renda ao nosso município e nosso povoado. São 120 famílias diretamente beneficiadas, mas toda a comunidade acaba colhendo os frutos dessa iniciativa. Essa é a segunda vez que ganhamos no Edital de Emendas do senador Alessandro, na primeira vez ganhamos um caminhão refrigerado, e dessa forma vamos ampliando o trabalho da associação, gerando empregos e renda para o povo. Só tenho o que agradecer a todos que votaram em nosso projeto e principalmente ao senador Alessandro por devolver à população o poder de escolher para onde vai o dinheiro das emendas", destaca Valmira de Carvalho Santos, presidente da Associação de Juerana.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc