Crise: UFS restringe uso de equipamentos de ar-condicionado como forma de contenção de despesa

Noticias, 02 de Julho , 2022

 


Por conta do agravamento da situação orçamentária decorrente do bloqueio e cortes de recursos do orçamento da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a instituição publicou normativa que estabelece medidas de contenção de despesa de energia elétrica, por meio da determinação do desligamento dos equipamentos de ar-condicionado. A Portaria Nº 676/2022/GR entra em vigor na próxima segunda-feira (04) e será válida enquanto durar a situação de restrição orçamentária.

 


Com o documento, fica restrito o uso do ar-condicionado em todos os campi e unidades da universidade nos três turnos do dia, incluindo as unidades acadêmicas e administrativas. Para minimizar os efeitos da falta de climatização, as janelas e portas das salas de aula, quando possível, deverão ser mantidas abertas.

 


Em ambientes onde a climatização for indispensável, uma comunicação oficial deverá ser mantida junto à Superintendência de Infraestrutura (InfraUFS) para uso dos aparelhos. A liberação aplica-se, por exemplo, à preservação equipamentos em laboratórios, acervo bibliográfico, restaurantes universitários, entre outros.

 


Outra exceção diz respeito a unidades administrativas onde não seja seja possível a ventilação natural, porém com limitação de horário. “Fica terminantemente proibido o uso de equipamentos de ar-condicionado no horário das 17h até 21h, por se tratar de horário de ponta, no qual a tarifa de energia é cinco vezes superior aos demais horários”, informa a portaria.

 


A Portaria Nº 676/2022/GR indica ainda o desligamento das lâmpadas após o término de aulas e redução do número de lâmpadas ligadas nos corredores das didáticas, ambientes de docentes e setores administrativos como medida de conscientização e racionalização do consumo de energia.


Bloqueio orçamentário


A UFS foi comunicada no final de maio sobre o bloqueio de R$ 3,2 bilhões do orçamento previsto para 2022 — ou 14,5%. Apesar de posteriormente recomposto na metade do valor contingenciado, na UFS o bloqueio representa R$ 3,7 milhões.

 


A redução do orçamento impacta diretamente nas verbas do Pnaes e no funcionamento da universidade, no que diz respeito aos pagamentos das contas de água, luz e contratos de terceirização.

Ascom UFS


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc