Vídeo: População de Boquim reclama da falta de atendimento médico em unidade de saúde

Segundo pacientes haviam dois médicos na unidade, um estava na ala vermelha e o outro não apareceu

Redação, 07 de Julho , 2022 - Atualizado em 07 de Julho, 2022

Nossa equipe recebeu um vídeo onde pacientes que aguardavam atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Boquim reclamavam da espera.

Segundo relatos dos mesmos, foram feitas cerca de 30 fichas de pacientes para serem atendidos pelos dois médicos que estavam de plantão na unidade, porém um estava em emergência na ala vermelha e o outro não havia aparecido. 

Após horas de espera, a maioria dos pacientes foram embora sem nenhum tipo de atendimento e outros que não tinham como procurar outros recursos permaneceram aguardando.

Entramos em contato com a secretária de saúde do município que informou que isso de fato aconteceu, mas que era de responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde.

Os números de telefones disponibilizados tanto da UPA de Boquim, quanto da Secretaria de Estado da Saúde constam como inexistentes.

Conforme o Governo Federal, as despesas de custeio mensal de uma UPA 24h são de responsabilidade compartilhada, de forma tripartite, entre a União, Estados e Municípios, sendo 50% da União, 25% Estado e 25% município, a fim de ofertar atendimento de urgência e emergência com qualidade e resolutividade aos usuários do SUS.

Logo, o município também tem responsabilidade quanto o atendimento, embora tenha colocado a responsabilidade apenas no Estado.

Veja o vídeo.

Nossa equipe está à disposição caso as Secretarias desejem manifestar esclarecimentos.

Entre em contato com a nossa redação através do:

E-mail: site93noticias@gmail.com // Whatsapp: (79) 9 9960-0093


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc